domingo, novembro 20, 2005

Sobre a dupla sessão de 19 de Novembro

















O nosso humilde clube teve hoje mais uma dupla sessão.

O dia de hoje escalava, para a conversa, o tema da greve do VI Governo Provisório e leituras políticas a 30 anos de distância.

Às 16 horas começava a primeira conferência. Esta contava na mesa com o Comandante Vitor Crespo, com Diogo Moreira e como moderador o Luis de Sousa. Iniciou as «hostilidades» o membro do grupo dos 9, explanando a sua vivência testemunhal com uma vivida e dinâmica apresentação. Já o Diogo Moreira, num registo académico, completou muito bem a apresentação do Comandante, introduzindo alguns aspectos teóricos às experiências práticas vividas pelo antigo Ministro da Cooperação. O moderador esteve muito bem.

A sessão nocturna, inicialmente planeada para albergar todos os partidos com assento parlamentar, esteve reduzida à presença de Luis Fazenda e Anacoreta Correia, respectivamente do BE e do CDS/PP. E com sinceridade vos digo que deve de ter sido das mais completas sessões que temos tido a oportunidade de assistir. Não só pelas intervenções dos nossos convidados (os dois já bastantes interactivos na transição), não só pela boa presença de público (que primou pela qualidade e interesse demonstrado), mas pela «aura» que se instalou na sala. O ambiente fluía, causando entre a mesa e a plateia uma interessante simbiose e sentimento de partilha. O nosso Paulo Dias, como coordenador, e sem surpreender, esteve muito bem. Correu mesmo muito bem esta sessão, e podemos mesmo aferir que muitos estarão já esperando as transcrições e publicação futura do conteúdo destas conferências.

Sobre os conteúdos das intervenções, o Jorge falará mais tarde.

Resta-me agradecer à Kindala Rocha, que «abriu» o dia, a todos os nossos convidados e ao nosso público, que já vem ganhando o calibre de «habitue» …

Para quem não teve a oportunidade de estar presente, não se preocupe, ainda sob o tema 30/25 iremos ter mais duas sessões: a de terça-feira, dia 22, sobre «Leituras jornalísticas» (a anunciar muito em breve) e o grand finale de sexta-feira dia 25 de Novembro.

Até breve.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue