Inserida no âmbito do ciclo 30/25, o Clube «Loja de Ideias» apresenta na terça-feira dia 22 de Novembro a sessão:
«30 anos depois. Que leituras jornalísticas»
Oradores:
José Manuel Barroso
Eduardo Dâmaso
António Louçã
Ricardo Revez
Moderador
Ricardo Fresco
Pelas 21 Horas
«30 anos depois. Que leituras jornalísticas»
Oradores:
José Manuel Barroso
Eduardo Dâmaso
António Louçã
Ricardo Revez
Moderador
Ricardo Fresco
Pelas 21 Horas
Debate aberto ao público.
Biblioteca-Museu República e Resistência
(Rua Alberto de Sousa, 10-A à zona B do Rego)
Temos para nós três momentos definidores da contemporaneidade portuguesa: Abril de 1974, Novembro de 1975 e Junho de 1985. Em 25 de Abril de 1974 iniciámos a ruptura necessária para transportar Portugal para a modernidade europeia e mundial. Nesse momento rompemos irreversivelmente com o Estado Novo e com o seu regime politicamente castrador. Abriram-se portas de possibilidades. Avançavam-se rumos e sonhos. Em Junho de 1985, em pleno Mosteiros dos Jerónimos, ao assinarmos o tratado de adesão à (então) CEE, concretizávamos um dos sonhos de Abril: estar na Europa, e com a Europa. Ambicionávamos a Democraticidade e o Desenvolvimento. Já tínhamos Descolonizado.
Entre estes dois momentos, e finalizando o verão de todos os projectos, Novembro de 1975. É este o mês das nossas decisões. É este o mês do confronto final. Político, militar e social. É este o pináculo do conflito latente entre as realidades propostas. São as manifestações e contra manifestações; é a independência de Angola; é o cerco à Constituinte; é o debate dentro e fora dos plenários; são as grandes parangonas dos jornais anunciando novas auroras e denunciando velhos crimes; é a greve do VI Governo Provisório; é o 25 de Novembro.
Este ciclo de conferências propõe, assim, um olhar para esse decisivo mês. A 30 anos já iniciámos o processo de descompressão que permite a observação fria e descomprometida. O ciclo está fechado.
Nesta conferência propomos uma análise «jornalística». Esta é baseada quer numa extensa experiência acumulada pelos nossos oradores quer nas diversas obras já produzidas sob esta temática pelos mesmos (de caris jornalístico e mesmo académico). Pretendemos desta maneira completar o leque de leituras que temos vindo a apresentar, privilegiando a análise de quem transcreve a vivência pessoal de uma forma muito especial: os jornalistas.
O Clube «Loja de Ideias» apresenta-se como uma iniciativa não partidária e não ideológica e tem como objectivos contribuir para a construção de novos espaços de debate e intervenção política, fora dos círculos institucionais, visando uma melhor articulação entre a sociedade civil e a sociedade política e partidária. Em suma, ambiciona acrescentar planos interpretativos que possam contribuir para melhorar a definição de espaços públicos, partindo do estudo das relações de quem neles intervêm e procurando aperfeiçoar a relação entre o cidadão e a Cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário