quarta-feira, novembro 02, 2005

É Hoje...

O Clube «Loja de Ideias» vai promover mais uma conferência sobre a reforma do sistema eleitoral.
Esta será sob o tema da «A evolução do sistema eleitoral em Portugal (do vintismo aos nossos dias)» e ocorrerá, como já vem sendo usual, na Biblioteca-Museu República e Resistência (Rua Alberto de Sousa, 10-A à zona B do Rego), pelas 21.00h.
Neste evento pretendemos apresentar uma evolução política e legislativa do direito de voto em eleições em Portugal, numa perspectiva histórica sistematizada e comparada correndo os tempos históricos recentes, do vintismo aos nossos dias.
Nestes tempos históricos de incertezas e vontades reformadoras, interessa-nos procurar, na nossa existência colectiva, por um passado de participação cívica interessada e progressista. É para esse efeito que propomos este recorrido aos últimos dois séculos pretendendo retirar para o nosso presente indícios de continuidade e de rupturas com os nossos velhos hábitos eleitorais.
Sobre o nosso painel, algumas observações:
Confirmados estão:
Zília Osório de Castro (FCSH/UNL), sobre o Vintismo
José Tavares Castilho (CEHCP-ISCTE), sobre a I República
José Reis Santos (FCSH/UNL), sobre o Estado Novo (eu)
Pedro Alves (FDL), sobre a III República
O Paulo Fernandes, para pena minha, não poderá estra presente. O Jorge, por não estar em Portugal, também não será o nosso moderador.
Em relação ao Paulo, nada feito. Não será substituido nem enviará nenhum papper para ser lido (duas soluções pensadas). ficou prometido, para breve, nova oportunidade de participar numa próxima iniciativa do Clube «Loja de Ideias»
O Jorge, olha... para a próxima... será substituido pelo Diogo Moreira.
O debate será, como sempre, aberto ao público em geral.
por fim, temos ainda a referir que:
O Clube «Loja de Ideias» apresenta-se como uma iniciativa não partidária e não ideológica e tem como objectivos contribuir para a construção de novos espaços de debate e intervenção política, fora dos círculos institucionais, visando uma melhor e oleada articulação entre a sociedade civil e a sociedade política e partidária; em suma, contribuir para a melhoria da relação entre o cidadão e a Cidade.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue