terça-feira, novembro 15, 2005

Cerco ou Manifestação?

Devo a este Clube um comentário à conferência «Cerco ou manifestão? Sobre os 30 anos do 12 de Novembro de 1975» que decorreu no passado sábado na Biblioteca-Museu República e Resistência.
Quem assistiu ao evento na esperança de reavivar a memória dos tempos revolucionários, não saiu defraudado, pois, Mário Sottomayor Cardia e Avelino Gonçalves contaram na primeira pessoa, parte desses acontecimentos. O grande interesse residiu ai, uma conferência de “micro-história”, recheada de pormenores que contribuíram para a construção da memória colectiva desse dia.
Desde o início que nos apercebemos que não iríamos assistir a uma habitual exposição temática por parte dos membros do painel, hermeticamente fechados no seu tema. Mesmo que algum dos oradores tivesse tal objectivo, rapidamente percebeu que o ideal seria deixar rolar a conversa como “cerejas”. Por vezes interessante, mas na maioria descompensada no tempo e conteúdo.
Falta naturalmente um comentário ao Dr. José Reis Santos, que no momento da sua bem estruturada intervenção sobre os acontecimentos do dia 12 de Novembro, viu cair sobre si uma tempestade de observações por parte do Professor Sottomayor Cardia, que em nada beneficiaram o debate. Só visto...
Quanto ao público... compareceu, mas desejava-se mais participativo.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue