terça-feira, novembro 15, 2005

«30 anos depois. Leituras académicas»


A segunda conferência do dia proponha um debate sobre «30 anos depois. Leituras académicas». E, devo confessar, fomos privilegiados por um painel de irrepetível qualidade.

Apesar da falta do Fernando Rosas – muito bem «substituído» pelo António Costa Pinto – contámos com a presença da Inácia Rezola, da Manuela Cruzeiro e do Tiago Moreira de Sá. Entre eles, bem mais de uma dezena de publicações, só sobre o tema em debate, o que atesta bem da qualificação do painel. Muito boas apresentações pecando, talvez, por ter o painel quatro elementos e não os ter permitido explanar totalmente os seus pontos de vista. Esta é, sem duvida, das situações a rever no futuro. Eram quatro oradores e investigadores excepcionais, sem questão, mas a verdade é que 15 minutos são não só difíceis de cumprir como curtos para expor um argumento sólido e consistente.

E ainda por mais com Sottomayor Cardia na plateia… (bom trabalho o da oradora, Rita Castel-Branco, limitando as suas intervenções…).

Assim, Costa Pinto iniciou as hostilidades, apresentando uma visão geral sobre os diversos trabalhos académicos já produzidos sobre o tema (cumpriu, à risca, o seu tempo). Seguiu-se Inácia Rezola, preparando-nos para os dias finais de Novembro com uma contextualização de impar sapiência e análise. Postas as peças, Manuela Cruzeiro desenvolveu uma verdadeira investigação policial relativa aos acontecimentos do próprio dia 25 de Novembro (em investigação a publicar em breve), procurando seguir os diversos actores na verdadeira trama que se teceu entretanto. Para isso procurou definir as diversas forças em confronto, os seus projectos, planos e principais actores, e prostra-los nessas horas de definição. Por acaso do tempo, descreveu todas as forças menos as que sairiam vitoriosas: os moderados (liderados por Ramalho Eanes e Vasco Lourenço). Por fim, o Tiago Moreira de Sá presenteou-os com os aspectos internacionais dos episódios em causa, com especial dedicação aos EUA; numa apresentação recheada de investigação nova, inédita e ainda «secreta» (o que se disse lá ficou…).

A plateia, mais interventora que na sessão anterior, aguentou bem a sessão, explorando aspectos pouco desenvolvidos nas apresentações. Destacou-se, naturalmente, Sottomayor Cardia.

A todos, e em especial à nossa moderadora Rita Castel-Branco, o nosso muito obrigado.

Sábado, dia 19 há mais…

1 comentário:

Unknown disse...

Hum!!! Tanto elemento do sexo feminino!!! Pessoal, temos que começar a pensar na realização de Quotas para o sexo masculino (lol)

Pesquisar neste blogue