Bruno Cardoso Reis diz que Daniel Oliveira é Lenine!
Daniel Oliveira zanga-se e sai do Barnabé.
Resultado: Acaba o Barnabé!
Coluna Infame 2003
Daniel Oliveira (noutro blog) apelida Pereira Coutinho de Extrema-Direita!
Pereira Coutinho chateia-se e diz cobras e lagartos de Daniel Oliveira, saindo da Coluna Infame um dia depois.
Resultado: Acaba a Coluna Infame!
Pese embora o carácter caricatural de ambas as situações, que parecem sobretudo uma discussão de miúdos, além da grande ironia de se ver Daniel Oliveira e Pereira Coutinho a receberem uma dose do seu próprio remédio, estas acontecimentos "mediáticos" na blogosfera apenas põem a nú algo que todos aqueles que nela praticipam devem ter em mente.
É preciso ter uma pele (nalguns casos, armadura) muito resistente se queremos falar/escrever/agir na esfera pública. É perfeitamente normal que um blogger seja criticado, insultado e enxovalhado por todos e mais alguns, sejam anónimos ou até personagens "mediáticas". Os insultos e ataques podem variar entre os intelectualmente sérios, os ideológicamente "cegos", os idióticos, os engraçados, os pessoais, e os imperdoáveis.
Como poderemos ter poder suficiente de encaixe para tal?
"It´s politics Vir. Never take it personally." Londo Mollari, B5
A solução que adoptei no meu caso foi a de conceptualizar estes posts como sendo do meu "alter-ego cibernauta" Diogo Moreira, sendo que aquilo que dizem dos meus posts não me afecta pessoalmente, porque não me é dirigido a mim, mas sim ao meu "alter-ego". É preciso distarciarmo-nos daquilo que escrevem e falam sobre nós, sob pena de sermos afectados psicológicamente.
Concluindo, a esta altura poderão estar muitos com pena do Daniel Oliveira e do Pereira Coutinho, pelo facto de eles poderem ter sido afectados por aquilo que outros disseram deles. A minha opinião é radicalmente oposta: isto foi jogada combinada da parte deles.
Eles queriam dar o salto, precisavam de uma justificação e daí as "virgens ofendidas". Que não deixam de ser bastante ridículas.
Sem comentários:
Enviar um comentário