segunda-feira, julho 04, 2005

Descubram as Diferenças!

Pese embora o carácter caricatural de ambas as situações, que parecem sobretudo uma discussão de miúdos, além da grande ironia de se ver Daniel Oliveira e Pereira Coutinho a receberem uma dose do seu próprio remédio, estas acontecimentos "mediáticos" na blogosfera apenas põem a nú algo que todos aqueles que nela praticipam devem ter em mente.

É preciso ter uma pele (nalguns casos, armadura) muito resistente se queremos falar/escrever/agir na esfera pública. É perfeitamente normal que um blogger seja criticado, insultado e enxovalhado por todos e mais alguns, sejam anónimos ou até personagens "mediáticas". Os insultos e ataques podem variar entre os intelectualmente sérios, os ideológicamente "cegos", os idióticos, os engraçados, os pessoais, e os imperdoáveis.

Como poderemos ter poder suficiente de encaixe para tal?

"It´s politics Vir. Never take it personally." Londo Mollari, B5

A solução que adoptei no meu caso foi a de conceptualizar estes posts como sendo do meu "alter-ego cibernauta" Diogo Moreira, sendo que aquilo que dizem dos meus posts não me afecta pessoalmente, porque não me é dirigido a mim, mas sim ao meu "alter-ego". É preciso distarciarmo-nos daquilo que escrevem e falam sobre nós, sob pena de sermos afectados psicológicamente.

Concluindo, a esta altura poderão estar muitos com pena do Daniel Oliveira e do Pereira Coutinho, pelo facto de eles poderem ter sido afectados por aquilo que outros disseram deles. A minha opinião é radicalmente oposta: isto foi jogada combinada da parte deles.

Eles queriam dar o salto, precisavam de uma justificação e daí as "virgens ofendidas". Que não deixam de ser bastante ridículas.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue