quinta-feira, julho 14, 2005

Tocar a reunir! (Lisboa)

Sondagem da Universidade Católica para a RTP/RDP e Público

Intenção Directa de Voto (%):

Carmona (PSD)-24
Carrilho (PS)- 22
Sá Fernandes (BE)-5
Ruben (CDU)-2
Pinto (CDS)-2
Outro-2
B/N/NS/NR- 42

Estimativa dos Resultados Eleitorais (%):

Carrilho (PS)- 41
Carmona (PSD)-36
Sá Fernandes (BE)-8
Ruben (CDU)-6
Pinto (CDS)-3
Outro-3
B/N/- 2


A discrepância entre as intenções directas de voto, que atribuem a vitória a Carmona, e a estimativa dos resultados eleitorais, que dão a vitória a Carrilho, é explicada num artigo de José Manuel Fernandes, no Público de hoje, como sendo o resultado de haver uma muito maior presença de eleitores socialistas no campo abstencionista do que eleitores de outros partidos.

Por outras palavras, existe grande desmobilização nas hostes socialistas, algo a que um leitor deste blog teria chegado facilmente a concluir pelos inúmeros posts que criticam fortemente a campanha de Carrilho e, sobretudo, o presidente da concelhia do PS Miguel Coelho.

Estamos agora a assistir a uma possível consequência dessa desmobilização. Se militantes do PS tem já tantas dificuldades em justificar o voto na dupla Carrilho/Coelho, como poderemos pedir a eleitores do PS, que não são militantes e que são a esmagadora maioria, que votem nesta mesma dupla.

Como diz JRS, temos que engolir um sapo. Esta sondagem, o que pode indicar, é que não existe muita gente disposta a fazê-lo.

Aguardamos com espectativa o que Pedro Magalhães terá a dizer sobre isto.

Até posso estar completamente errado...

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue