terça-feira, julho 19, 2005

Um Leigo a Falar de Cinema: War of the Worlds

War of the Worlds (2005)
Director- Steven Spielberg
Written- H. G. Wells (Novel), Josh Friedman and David Koep (Screenplay)
Cast- Tom Cruise, Dakota Fanning, Justin Chatwin, Miranda Otto, Tim Robbins, et all.
Music- John Williams (Soundtrack) and Richard M. Sherman (Hushabye Mountain)


War of the Worlds (WotW) é um dos filmes mais assustadores que já vi. E o meu susto não tem nada a ver com extraterrestres ou com efeitos especiais. Aliás os extraterrestres, marcianos se seguirmos o livro, pouco impacto dramático têm, sendo apenas o mecanismo que inicia e movimenta a história.
O drama, enfim todo o filme, se concentra na condição humana e, especialmente, na forma como nós, os seres humanos, nos comportamos quando deixa de existir aquilo que nos estrutura as nossas sociedades, isto é, quando o Estado se colapsa.

1 comentário:

Ricardo Revez disse...

Nunca li o livro de H. G. Wells ( e não de Orson Welles, como ouço dizer frequentemente por aí), mas conheço a história.Já vi a versão cinematográfica do livro que foi feita nos anos 50, se não me engano.Não vi esta versão, nem estou muito interessado, isto por causa de uns documentários que vi sobre o filme, com entrevistas aos actores, etc... o costume antes dos lançamentos...
Logo me apercebi que Spielberg tinha estragado a história pois não resistiu a pôr no filme as lamechices costumeiras de grande parte das suas obras: há sempre um miudinho ou miudinha qualquer no centro da acção e tudo o que isso implica: o drama, a tragédia, o puxar da lágrima, o contrato com a empresa dos Clinex, etc, etc.Até no Indiana Jones 2 teve que lá pôr o chinesinho como companheiro de aventuras do intrépido arqueólogo...Às vezes interrogo-me se o que Spielberg fez em AI era aquilo que Kubrick pretendia...(apesar de até ter gostado do filme...)

Pesquisar neste blogue