segunda-feira, setembro 08, 2008

Cenas de Cinema que me marcaram (XIV)

A cena mítica daquele que é o filme que mais me impressionou, até hoje. Ao contrario da generalidade das pessoas, na minha opinião a frase mítica do filme não é carpe diem mas sim Oh Captain! My Captain!.




P.S. - Esta série era para acabar hoje, com esta cena, no dia a seguir à festa do Avante. Mas ficaram tantos por mostrar que decidi continuar. Agora sem a tag Silly Season.

5 comentários:

Boavida disse...

Embora goste bastante do Clube dos Poetas Mortos e do Robin Williams, em termos de filmes de adolescentes, prefiro este:
http://br.youtube.com/watch?v=ql7aSki6xnY
Este (um dos poucos filmes do Tom Cruise que sou capaz de ver)
http://br.youtube.com/watch?v=ilaUVGjMkJo
E este, que é um dos meus preferidos
http://br.youtube.com/watch?v=4MxPoxxt7n0

Unknown disse...

Nunca tinha olhado para o Clube dos Poetas Mortos como um Teen Movie...

Boavida disse...

Tens razão, não é um teen movie, principalmente porque os teen movies de hoje em dia são simplesmente maus. Mas é um coming of age movie, e embora o Ferris Bueller Day Off seja sem duvida um teen movie (á antiga), tanto o Risky Business com o The Breakfast Club estão entre generos, sendo que o The Breakfast Club é a definição do teen movie (e por isso acho que não é um. É estupido, eu sei, mas vendo o filme, realmente classificas-o como teen movie?)

José Reis Santos disse...

Boa,
O problema é que há 20/25 anos ou eras teen ou adulto (e um tipo com 30/35 era adulto/seca/pai/etc), com a possivel alternativa de ser universitario (outro genero). O breakfast club é um filme de jovens adultos (como o The Big Chill é de adultos jovens) que inicia o retrato da geraçao 20/30 de uma forma mais densa e menos goofy (da mesma maneira, o the Big Chill interpreta a geraçao dos 30/40).
é interessante ver hoje como esses filmes perceberam que ja nao fazia sentido explorar o mercado geracional de forma estanque, onde tupo era tipificado segundo taxionomias pre-definidas que obedeciam a demografias bem moldadas (0-10 muido, 10-15 pré-adolescente, 15-20 teen, 18-25 college, 25-50 adulto, + 50 velho).
Assim era o mundo em 1980. Hoje nao é nada assim (mais 0-8 muido, 8-12 pre-teen, 13-17 teen, 18-22 college, 22-39 jovem, 39-49 menos jovem , 50-70 adulto, +70 idoso).
se queres outro exemplo de filme teen da mesma fornada tens o Pretty in Pink.
gostei da definicao coming to age.

Boavida disse...

Não é minha, a definição de "coming of age movie", mas desde que a ouvi que passei a usá-la como forma de elogiar/criticar um teen movie (filme x é um coming of age movie/filme y é apenas um teen movie). Acho que é a mesma diferença, dentro dos nonsense movies entre o remake do Get Smart (que ainda não vi) e o Superhero movie (que infelizmente já vi, e são 2 horas da minha vida que nunca mais vou recuperar).

Pesquisar neste blogue