segunda-feira, setembro 22, 2008

Podíamos fazer mais

Ao que parece, assinala-se hoje o Dia Europeu Sem Carros. Embora eu seja um grande apoiante deste dia, enquanto peão e ciclista, posso dizer sem medo de ser corrigido pelos factos que poucos foram os que fizeram o esforço de deixar os carros em casa.
É salutar a ideia da Câmara de Lisboa em fazer uma semana inteira dedicada á mobilidade e às alternativas de transporte, assim é de louvar as diversas cidades que aderiram a esta iniciativa. Devo dizer que este é um campo em que a falta de adesão não culpa dos governantes, mas sim dos governados.
Entre o egoísmo próprio do automobilista até ao chutar de responsabilidades pela falta de alternativas, já ouvi de tudo. O facto é que a maior parte das pessoas que diz que precisa de carro, seja para levar as crianças, seja para carregar todos os utensílios indispensáveis á sua profissão, já não utiliza os transportes públicos á tanto tempo que bem que podia experimentar deixar o carro em casa hoje... Só hoje... Talvez tenham uma surpresa agradável.

1 comentário:

RH disse...

São de facto boas notícias. Parecem empenhados. Vamos ver qual o resultado. Uma coisa é certa. Parece haver uma nova consciência e o facto de ser tão falado nos media irá ajudar as pessoas a reflectir sobre o assunto. E cada vez mais surgem iniciativas interessantes para incentivar as pessoas a andar de bicicleta, como por exemplo, os cursos de condução de bicicleta em meio urbano da Cenas a Pedal. Recomendo! http://www.cenasapedal.com/

Pesquisar neste blogue