terça-feira, setembro 09, 2008

Upgrade

Recebido nos comentários a este post:
Zé:
Tenho algumas dúvidas se temos políticos assim, mas realmente gostava de ter jornalistas destes.
Ainda assim, discordo por completo das pré-condições que pões para que surjam jornalistas destes em Portugal.Primeiro o poder económico e político está tão separado cá como nos EUA, para os efeitos em questão (é uma salvaguarda importante) e existe ética e autonomia jornalística, falta é profissionalismo. Independência dos media? Tanto quanto sei, a origem do jornalismo hardball e a tradição do Pulitzer advêm mais da dependência dos jornais para com a industria e dos interesses dos seus donos, do que de valores de independência (como historiador, és capaz de encontrar aqui alguma falha).
É preciso que os espectadores validem este tipo de jornalismo com audiências? Acho difícil validarem com audiências antes de ser transmitido algo deste género.É bonito dizer que falta independência nos média, que falta ética e autonomia, mas o que realmente faz falta é profissionalismo, é formação, é (talvez) inteligência.
Mesmo quando um jornalista quer enterrar um politico, não o consegue fazer com o mesmo estilo e arte da Campbell Brown. Estou-me a lembrar de algumas entrevistas da Manuela Moura Guedes, em ela não consegue ser incisiva, e para sacar uma resposta dum politico, acaba por usar como principal arma jornalística o aumentar do nível de voz... E estou a dar um exemplo dum pivot! Nem vale a pena falar dos mil e um incompetentes que fazem reportagens no terreno, incapazes de fazer uma pergunta que já não tenha sido repetida até á exaustão.
Já agora, o cenário da imprensa escrita não é muito diferente…
Se queres um exemplo de qualidade jornalística em Portugal sugiro-te que vejas alguns documentários independentes, tenho ouvido umas criticas bastante boas, da parte de pessoas que percebem do assunto.
João Boavida

2 comentários:

Boavida disse...

Thanks

José Reis Santos disse...

nada. tens é que coneçar a assinar uns posts por aqui (vou mandar o convite...)

JRS

Pesquisar neste blogue