segunda-feira, janeiro 28, 2008

Arquivo Maria de Lourdes Pintasilgo

Via O Peão soube que está online parte do Arquivo de Maria de Lurdes Pintassilgo, a primeira, e até hoje única mulher chefe de Governo portuguesa. Antes de Margaret Tatcher, Hillary Clinton ou Segolene Royal, Portugal apresentava-se na vanguarda da modernidade política.
Viviamos ainda na espuma da Revolução.
Tanto passou...
Deixo a nota de entrada do arquivo (que irei visitar com frequência, julgo...)

O arquivo Maria de Lourdes Pintasilgo reúne os documentos acumulados ao longo da sua vida pessoal e profissional. O seu conjunto reflecte os contextos familiar e escolar em que se formou, os estudos realizados, as actividades que desenvolveu no plano profissional, como quadro superior da Companhia União Fabril (CUF), no plano eclesial, como militante da Juventude Universitária Católica (JUC) e da Pax Romana, membro do Graal, no plano político, como procuradora à Câmara Corporativa (1969-1974), colaboradora do Ministério das Corporações e Previdência Social (1970-1974), secretária de Estado do Ministério dos Assuntos Sociais do I Governo Provisório (1974), ministra dos Assuntos Sociais dos II e III Governos Provisórios (1974-1975), presidente da Comissão da Condição Feminina (1975), embaixadora de Portugal junto da UNESCO (1975-1980), primeira-ministra do V Governo Constitucional (1979-1980), assessora do presidente da República (1981-1985), dinamizadora do Movimento para o Aprofundamento da Democracia (1982-1985) e candidata às eleições presidenciais de 1985-1986.
O arquivo integra também a documentação relativa às suas actividades como membro de várias organizações nacionais e internacionais, e no exercício de cargos de liderança dessas mesmas organizações. Documentadas estão ainda as distinções que lhe foram concedidas. Os seus escritos como conferencista, bem como as suas intervenções na grande imprensa através de inúmeras entrevistas, encontram-se também aqui reunidos.
Trata-se de um património de importância singular para a memória portuguesa, seja por Maria de Lourdes Pintasilgo ter ocupado um dos mais altos cargos da vida política do país, o de primeira-ministra, seja pelo protagonismo que alcançou nos circuitos nacionais e internacionais, ao longo de mais de cinco décadas, através da sua forte presença intelectual e cívica.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue