terça-feira, janeiro 22, 2008

MNAA

História Perdida: Uma exposição acerca do comércio ilícito de antiguidades no mundo dia 31 de Janeiro, às 18,00 horas no Museu Nacional de Arqueologia

Colin Renfrew em Portugal para a inauguração da exposição.

Aberta ao público entre 1 de Fevereiro e 23 de Março de 2008

Promovida pela Fundação Helénica para a Cultura e apresentada inicialmente ao público no Museu Benaki, em Atenas, esta exposição é agora trazida a Portugal, antes de seguir para a sede da UNESCO, em Paris. Continuará depois em itinerância pelos principais museus de antiguidades da Europa e da América.

A deslocação ao nosso País, em situação privilegiada e inicialmente prevista para ter lugar durante a Presidência Portuguesa da UE, decorre da cooperação institucional estabelecida entre o Museu Nacional de Arqueologia e as Embaixadas da Grécia e de Chipre em Portugal.

Trata-se de uma exposição de vincada intenção didáctica, recorrendo abundantemente a tecnologias digitais e interactivas, tais como:
- painéis documentais, retro-iluminados;
- écrans tácteis interactivos;- jogos interactivos;
- filmes e documentários;
- réplicas de peças roubadas e depois recuperadas;
- e ainda o documentário de TV "Network", de Andreas Apostolidis, nomeado para o Prémio EUROPA 2007, exibido em permanência na sua versão original inglesa, em auditório anexo ao espaço expositivo.

Dada a grande actualidade e a projecção mundial do tema tratado, foi expressamente convidado para dirigir algumas palavras aos presentes na inauguração Lord Colin Renfrew, o mais famoso arqueólogo inglês da actualidade e um dos principais defensores do estabelecimento de normas e procedimentos internacionais visando o combate ao tráfico de antiguidades.

No sítio Internet do Museu Nacional de Arqueologia em (www.mnarqueologia-ipmuseus.pt), na página imprensa, encontra-se diversa documentação para download referente a esta exposição e às temáticas nela tratadas.

Museu Nacional de Arqueologia
Mosteiro dos Jerónimos,
LisboaTel. 213620000Fax. 213620016
E-mail: info@mnarqueologia-ipmuseus.pt
Informações adicionais em: www.mnarqueologia-ipmuseus.pt (imprensa e exposições)

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue