quarta-feira, setembro 03, 2008

Ecos



1. Gostei de ler as reflexões de Luís Paixão Martins sobre o marketing político em torno das eleições norte-americanas (e em especial de Obama). (the Ax-men e o Ax-men português I e the Ax-men e o Ax-men português II).
Percebe-se melhor a táctica de Ferreira Leite (ou de Pacheco Pereira, segundo LPM), o problema foi que o Congresso do PSD foi uns bons meses mais cedo e agora há que ocupar o tempo até Abril (quando se inicia, a sério, o ciclo eleitoral, com a pré-campanha eleitoral para as eleições europeias).

Não concordo com LPM quando refere que o PSD procura uma campanha curta e intensa (com o mínimo de exposição para o seu candidato), uma vez que o ciclo eleitoral de 2009 é muito longo, decorrendo de Abril a Outubro, sem contar com as eleições açorianas deste ano. Portanto, o PSD tem, mesmo, de se apresentar a jogo muito antes e, mesmo que sacrifique os Açores, tem de ter um bom score eleitoral em Junho, nas Europeias, senão arrisca a perder totalmente o momento para o PS (que, se não for ameaçado, vai se aproximar da maioria absoluta).

2. Ainda sobre o tema (política nacional, PSD, MFL), o Rui A. do Portugal Contemporaneo escreveu estes dois posts (Do silêncio I e Do silêncio II).
Eu acho, sinceramente, que MFL ainda está a pensar se é, ou não, candidata a primeiro-ministro em 2009 (pode, perfeitamente, continuar Presidente do PSD e colocar, por exemplo, Rui Rio como candidato...). Por outro lado, entendo que a líder laranja tem procurado se posicionar, de forma muito calculada, no tabuleiro do jogo da política. Está a definir o seu estilo, a ganhar o seu espaço, a ver como a oposição se comporta (a interna, entenda-se) e a procurar prever como se desenrolará o intenso ciclo eleitoral do próximo ano (recordemos que ainda falta definir o calendário eleitoral, especialmente se vamos - ou não - ter eleições legislativas e autárquicas em simultâneo). Claro que o PS agradece…

1 comentário:

Boavida disse...

I'm Back (sempre achei que deveria ter mais impacto do que o original do Terminator)
Não sabia que o LPM tinha um blog, já o inclui nos meus RSS... Gostei principalmente deste post http://lpm.blogs.sapo.pt/282035.html com que concordo por completo
Tenho os textos do Rui A. abertos noutra janela, mais ainda não tive tempo para os ler devido á minha tendencia de fazer pelo menos três coisas de cada vez.
Assim que conseguir pôr-me a par dos acontecimentos da ultima semana e acabar de ver as intervenções das convenções democratas e republicanas, logo escrevo algo mais "pensado".
Por enquanto deixo apenas a ideia que, sendo de esquerda e apoiante do Obama, vejo alguns blogs tugas e da ala menos esquerda do PS a apoiarem o McCain...
Será que que existe algum cepticismo ou desilusão nacional que imponha alguma falta de capacidade de acreditar no Obama?
Será isto uma tendencia ou apenas alguns casos isolados?

Pesquisar neste blogue