segunda-feira, outubro 01, 2007

Revista História


Num email recebido por parte do Lauro António tomei conhecimento dos recentes acontecimentos na revista História. Não é por nela já ter publicado, nem por ser uma revista associada ao Instituto que estou ligado, mas parece-me não só estranho como impensável que uma publicação histórica como a História possa se extinguir com leveza.

O Lauro António, decerto que com o auxilio do Luis Farinha, está a organizar algo que possa salvaguardar a salvência financeira da revista e que permita continuar por mais um ano a publicação regular (depois, logo se vê). Colocaram também uma petição online, para ganhar alguns apoios e visibilidade.

Aqui o Pacheco Pereira já fez referência ao caso.

Deixo parte do que o Lauro António enviou_

A revista "História", única no género em Portugal, deixou de contar com alguns apoios oficiais (porte pago, apoio do IPLB, etc), e deu por terminada a publicação no nº 100 desta nova série. Luís Farinha procura meios para retomar a publicação. Apoios de qualquer género precisam-se: mecenato de um banco, de uma empresa, de uma fundação, anúncios, recolha de assinantes, apoios estatais, etc. Com cerca de mais 10.000 euros / ano, a revista volta às bancas. É algo de irrisório. Não se pode deixar morrer uma publicação que tem mais de 30 anos de história. Uma publicação que era / é mais publicada pela carolice de alguns (Entre os quais este vosso amigo, colaborador da "História" há muitos anos).
Assinem a
petição, divulguem, protestem. Se estiverem de acordo com o movimento.

Um abraço-- Lauro António

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue