segunda-feira, outubro 15, 2007

Oportunidade perdida.


Sem desprimor à competência da Fátima Campos Ferreira, nem à validade dos seus programas, nem ainda à pertinência do tema da «Guerra Colonial», enquanto se fizerem estes programas só para militares, nada adiantamos.
Sem desprimor à validade da história oral, mesmo que tenha muitas dúvidas acerca da recuperação da memória do mesmo (ou seja, sobre a veracidade do que eu conto sobre mim próprio) sem o devido acompanhamento metodológico, o aspecto exclusivamente testemunhal não só cansa como engana. Muitos não têm a perspectiva de conjunto necessária para entenderem o que fizeram e o que aconteceu; outros estão completamente absorvidos pelo seu papel na história e como contribuíram para a queda do fascismo em Portugal; outros ainda não regressaram de África e da guerra; e por fim, há os que se desculpam por terem servido o regime, dizendo apenas cumprirem ordens.
Onde é que quero chegar? Que este tipo de programas é valido, mas já devíamos de estar bem à frente deles. Onde estão os académicos? Os políticos activos (e não os de há 30 anos)? E os politólogos? E os que pensam a sociedade na sua complexidade integrada? Os filósofos? Ou os escritores? A guerra, aquela guerra, foi só dos militares? Não creio.
Vejam o exemplo. Está-se há 30 minutos a discutir se foi «Guerra do Ultramar», «Guerra de África» ou «Guerra Colonial». Sem se assumir que cada designação é, em si, um símbolo, um mito de uma corrente ideológica específica nada concluímos. Porque para a direita é, e sempre será, «Guerra do Ultramar» ou «Guerra de África» e para a esquerda «Guerra Colonial» ou «Guerra de Libertação». E na verdade está-se a falar do mesmo evento. E o mais importante seria explorar o que cada um dos termos significa para quem os defendo do que «decidir» qual é o termo certo, politicamente correcto ou ajustado à história actual.
Ou seja, mais uma bela oportunidade perdida, com a agravante de se ter desgastado, um pouco mais, o tema. Fica para a próxima.

1 comentário:

-pirata-vermelho- disse...

"mais uma bela oportunidade perdida, com a agravante de se ter desgastado, um pouco mais, o tema. Fica para a próxima.", isto é, mais próximo da morte do último soldado e mais longe da metodologia que sempre faltou, obtendo finalmente o esquecimento e o apagamento históricoa e social e político. Interpreta bem mas! não subestime a importância de algum testemunho ponderado e necessário, neste caso sui generis.

Pesquisar neste blogue