sexta-feira, maio 01, 2009

I de Maio sempre, mas com competitividade

Nós, portugueses fazemos parte do país menos competitivo da zona Euro. Por isso, nós, estes europeus, somos os menos competitivos da zona Euro. Aprendemos pouco com o resto da Europa, com o resto do mundo em tempos de globalização e depois pomos todas as causas do insucesso no Governo, no Estado, nas políticas públicas, esquecendo da responsabilidade dos privados na formação e estabelecimento da competitividade internacionais e mesmo da responsabilidade de cada um no desenvolvimento profissional.
Ainda assim alguns decidem agora reivindicar injuriando, ofendendo a democracia e ofendendo a História que deu lugar a este feriado porque pessoas morreram por esta data , quando lutavam por uma jornada de trabalho de 8 horas.
Há que respeitar todas as formas de reivindicação e lutas legítimas, mas há que dialogar sem injuriar ou recorrer à violência, porque se assim não for significa que nada aprendemos com o passado.
O 1º de Maio comemora o dia do trabalhador, data que não deve passar sem registo, mas ao trabalhadores cabe também assumir responsabilidades, a par do patronato por uma maior competitividade capaz de estruturar a nossa Economia e de a igualar com as Economias líderes do resto do mundo, porque é num contexto global que existimos, quer com este cenário concordemos ou não.
O 1º de Maio de ora em diante tem de atender ao maior respeito pelos trabalhadores agora designados nas novas terminologias organizacionais como colaboradores, é certo, mas a este colaboradores cabe-lhes assumir reponsabilidades no desenvolvimento das organizações sem precedentes na História. Sucesso este que só será conquistado com maior diáologo e flexibilidade de parte a parte, envolvendo todos sem excepção na vida das organizações.
Este é o preço (que de bom grado pago) pela Liberdade.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue