terça-feira, novembro 20, 2007

O dia de hoje.


O dia de hoje.
Imaginava-se uma sessão bem animada, uma vez que estaríamos a falar de mulheres para mulheres (uma vez que estas são maioritárias no curso). Pois bem, superou as expectativas. Batemos todos os recordes.Eu arriscaria dizer que tivemos não 2 mas 3 apresentações, tal a qualidade e intensidade do debate. Tenho pena que estejamos na parte final desta experiência. Parece que as pessoas começam a soltar-se definitivamente.
Sobre as exposições no concreto, Anne Cova transportou-nos, em primeiro lugar, para um espaço de teoria de interesse superior, deambulando pelos caminhos da autonomia dos estudos no femininos. Excelente a ideia da invisibilidade da mulher no estudo da História. Depois entrou no tema a debate, percorrendo aventuras e desventuras de uma organização feminina que acaba por existir quer na I Republica quer no Estado Novo.
Depois, Maria Antónia Palla, numa intervenção de emoção, memória, análise e prospectiva. Percorreu, entre lágrimas e sorrisos, o papel da mulher na segunda metade do século XX, colando e descolando o feminino da cronologia política, conforme ela ia acontecendo. Eleições, direitos, profissões, valores, educação. Maria Antónia acabou por desenhar um quadro bem completo do percurso da mulher portuguesa até aos nossos dias, não estranhando que o debate se tenha debruçado sobre o presente, o futuro e as consequências da nos nossos quotidianos .No fim, uma frase: que saibamos ser todos iguais nas nossas diferenças.
Foi uma excelente sessão. Obrigado.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue