segunda-feira, novembro 26, 2007

Exposição Individual de Pintura de Henrique Tigo

O Presidente da Junta de Freguesia da Buraca, Jaime Pereira Garcia, tem o prazer de convidar V. Exa e família para a inauguração da Exposição Individual de Pintura de Henrique Tigo que se irá realizar no próximo dia 27 de Novembro de 2007 (terça-feira), pelas 15h no Espaço Cultural Fernando António Godinho, Largo Borges Carneiro n.º 3 –G, 2610 – 028 Buraca Amadora.
A exposição estará patente ao publico até dia 30 de Novembro e 50% das vendas revertem a favor da ARCAPS - Associação Com. Para a Reabilitação Psicosocial.

Sobre a obra de Henrique Tigo, J.P. Blanchon escreveu:
È sempre difícil comentar a obra dum artista no início da carreira.
Geralmente o jovem pintor anda à procura da sua via e de maneira muito versátil experimenta diversos caminhos sem aprofundar nenhuma deles, até encontrar o tipo de expressão onde se sente bem, mas as vezes leva longos anos.

Em paralelo trabalha as técnicas que melhoram com a experiência mas no seu percurso cria obras muitas vezes com alguns desequilíbrios por falta da integração harmonia delas (alias nunca ouvi falar dum escritor que realizou a primeira vez uma obra prima: porque seria diferente com um artista, o pincel substitui a caneta).

No caso do Henrique Tigo fiquei logo muito admirado, bem sei que tem pai Pintor (Bom) e que deve ajudar (mas o talento não é hereditário).
Desde o início o Henrique Tigo teve uma personalidade muito independente Para já demonstrou uma vitalidade fora do comum: é só ver o curriculum vitae do homem em 15 anos ( dá para duvidar que o dia só tenha 24 horas).

Já andava no próprio caminho: formas simplificadas que sugerem mais que definem cores básicas fortes que transmitem uma grande luminosidade aos trabalhos. O movimento é sempre presente através dos contornos seguros e puros sublinhando as formas e figuras, o que sempre anima o espectador e tira qualquer lassidão na visão das obras.

Com os anos pode-se ver a técnica progredir mas a simbologia do início continua igual. Afinal trata-se duma pintura alegre que transmite muito bem a boa disposição geral do artista (não é de deprezar em períodos de crise onde as pessoas estão tristonhas).
Aposto que daqui a uns anos, se continuar neste caminho, o Henrique Tigo deverá tornar-se um pintor bastante procurado.

Com a sua vitalidade não duvido que irão aparecer oportunidades favoráveis que ele próprio irá criar se não aparecer em naturalmente.

Resumo do Curriculum Artístico de Henrique Tigo
Henrique Tigo, é um Pintor - Livre dos novos tempos, nascido na década de 70 em Lisboa.
Foi Prof. de Pintura na Universidade - U.S.I.L.A de 2000 até 2003.
Licenciado em Geografia do Desenvolvimento Regional pela Universidade Lusófona de Lisboa, tem ainda o Curso de Gravura da Cooperativa de Gravadores Portugueses tirado em 2003 e em 2005 tirou o curso de Xilogravura de Cordel na Universidade Lusófona de Lisboa. Tirou o curso de Azuleijaria e Cerâmica com a Prof. Isabel Perdigão em 1995.
Foi director das Galerias de Arte FAUL´ arte em Lisboa 1995/96 e da Galeria A Tela na Amadora de 1993/2002.
Foi Comissário da Homenagem a H. Mourato. Criador, comissário e membro do júri da I Bienal de Artes Plásticas da Nazaré Prémio Thomaz de Mello 1999. Comissário e criador da I Exposição Colectiva de Artes Plásticas "Tributo ao Rei do Rock'n'Roll".
Tem exposto individual e colectivamente desde 1993, em Lisboa, Amadora, Barreiro, Nazaré, Sintra, Goís, Cadaval, Lourinhã, Setúbal, Sabugal, Borba, Moita, Portalegre, Arruda dos Vinhos, Região Autónoma da Madeira e em outras localidades.
Tem exposto internacionalmente na Itália, França, Espanha, Alemanha, Reino-Unido, Polónia, Japão e Brasil entre outros.
Está representado no Museu da Assembleia da República (Palácio de S.
Bento); Embaixada Portuguesa em Varsóvia na Polónia, Graceland - Elvis Museum ( Memphis - U.S.A); Museo Comunale d'Arte Moderna e dell´Informazione (Itália); Gendaikko Museum - (Japão); Museu Municipal de Santiago do Cacém; Museu República e da Resistência (Lisboa); Museu Municipal do Cadaval; Museu Sport Lisboa e Benfica (Lisboa); Sociedade da Língua Portuguesa (Lisboa); Biblioteca Municipal Camões (Lisboa); Biblioteca Municipal David Mourão - Ferreira (Lisboa); Fundação Mário Soares (Lisboa); Casa Fernando Pessoa (Lisboa); Alto Comissariado para a Igualdade e Direito das Mulheres (Lisboa); UMAR - Movimento para a Emancipação Social das Mulheres Portuguesas, Junta de Freguesia da Buraca (Amadora); Junta de Freguesia da Damaia (Amadora); Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos; Com painel de azulejos na Antiga Escola Secundária Dona Maria I (Lisboa), Associação Cultural Encontros da Eira (Madeira); Associação 25 de Abril; Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, Bombeiros Voluntários da Pontinha, Amorc - Ordem Rosa Cruz, entre outras representações.
Em Outubro de 2004 em conjunto com o Pintor Carruço realizou a primeira exposição de pintura de artistas plásticos portugueses na Polónia.
Ilustrou a capas e livros. Ilustrador e Colaborador de vários jornais e revistas assim como Jornais on-line.
Coordenou os Pintores Lisboa e Sul do Tejo do I Gois'arte em 1997.
Ilustrou em parceria com o Mestre H. Mourato C.D e o livro de Musica Tradicional da Madeira "Aquintrodia" dos encontros da Eira.
Autor da peça de teatro "As Portas de Abril" levada a cena pelo Grupo de Teatro Passagem de Nível, em 1999, Autor de cartazes do VIII Congresso da CNOD.
Vem representado nos livros de Arte: Arte 98 de Fernando Infante do Carmo; 50 anos de Pintura e Escultura em Portugal da Universitária Editora e no livro Desenhos e Guaches de H. Mourato.
Em 2004 deu uma Palestra sobre Pintura Portuguesa Contemporânea na Universidade de Varsóvia - Polónia Realizou um Workshop de Pintura a convite da Câmara Municipal de Loures e da ISA no Jardim Álvaro Roxo e Castelo de Pirescouxe em S.
João da Talha a 12 de Março de 2005
Foi Presidente e fundador da Associação Escadote Cultural, fundada de 2001 até 2007

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue