terça-feira, novembro 27, 2007

divulgação

O DOMINGO ILUSTRADO (1925-1927)
Publicado em Lisboa, ao Domingo, “dia igualitário, em que a todos é distribuída a riqueza de repouso”, este semanário propunha-se servir “toda a gente”, com “predilecções gerais”. Por outras palavras, responder “às mil curiosidades vulgares e necessidades habituais do maior número; que seja de tudo e de todos (…). Não será o jornal de Lisboa ou do Porto – será o jornal de Portugal”. Da capital, interessava-lhe mais a beleza da cidade “do que os seus mexericos”. Manteve-se até Dezembro de 1927, e nas suas páginas encontramos a nata do jornalismo da época, bem como alguns dos melhores ilustradores, como Stuart de Carvalhaes, Carlos Botelho e Roque Gameiro. Razões de sobra para O Domingo Ilustrado passar a constar na Hemeroteca Digital, aqui. Para saber mais, leia aqui o verbete deste semanário que quis ser “jornal, revista, cinema, história, consultório, humorismo e sentimento”.


O “Vício da Liberdade”: Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos(1807-1815)
Para que a História não caia no esquecimento, evocamos aqui o Bicentenário das Invasões Francesas (1807-2007), revisitando a notável expansão que a imprensa periódica conheceu nesta altura, a par da disseminação de uma vasta e difusa literatura panfletária, sem precedentes na história editorial portuguesa. Veja aqui a efeméride que preparámos para si.

P.S. Como o prometido é devido, disponibilizamos aqui as conferências que Eurico Dias (UP/FL) e Graça Afonso (CML/DBA) apresentaram no âmbito das comemorações dos 150 anos do Arquivo Pitoresco (1857-2007).
Bicentenário das Invasões Francesas (1807-2007)
Mostra Documental e BibliográficaO “Vício da Liberdade”: Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos (1807-1815)
Mostra que tem por objectivo revisitar a notável expansão que a imprensa periódica conheceu nesta época, primeiro com a "terrível invenção dos jornais de Londres”, depois com o aparecimento de novos periódicos no país, a par da disseminação de uma vasta e difusa literatura panfletária (folhas volantes, libelos, panfletos, manifestos, na sua maioria anti-franceses), num fenómeno sem precedentes na história editorial portuguesa. Serão exibidas espécies provenientes do espólio da Hemeroteca e de colecções particulares, constituindo algumas delas autênticas raridades bibliográficas, fundamentais para perceber o debate de ideias que se seguiu às Invasões Francesas.Local: Átrio e Escadaria da HemerotecaEm exibição até 31 de Dezembro

Ciclo de Conferências
O “Vício da Liberdade”: Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos (1807-1815)
1.ª Conferência
Os Panfletos Anti-Franceses, subsídios para a sua história, por António Ventura (UL/FL). Data: 28 Novembro, 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca
2.ª Conferência
Invasões Francesas: o esgrimir das penas e os papéis incendiários, por Rita Correia(CML/HML). Data: 6 Dezembro, 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca
Mais informações aqui.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue