sexta-feira, março 03, 2006

Ontem

«Sistemas eleitorais e Partidos Políticos I»

Na conferência de ontem cujos intervenientes, Pedro Mota Soares, deputado do CDS/PP, Orlando Alves – Representante do MRPP, José Tavares Castilho - Investigador no ISCTE, debateram entre si e com o público presente a primeira de 3 conferências sobre Sistemas eleitorais e Partidos I.

Nesta primeira focámos os processos de recrutamento de líderes e mecanismos de selecção de candidatos, recordando o Estado Novo e confrontando o actual com as duas posições dos partidos representados.

Iniciou o Historiador José Tavares Castilho recordando o recrutamento no Estado Novo, onde mostrou alguns quadros com valores de referência da época onde considerou haver uma continuidade de atitudes que foram transpostas para o nosso presente.

O representante do MRPP, Orlando Alves, Funcionário Público e membro do Comité Central do MRPP, levantou-nos um pouco o véu da forma como o partido internamente se processa, da escolha dos seus líderes, como se organiza. Partilha essa que muito agradou à assistência e aos próprios conferencistas desmistificando algo que era do desconhecimento da maioria presente na sala, eu incluído. De forma convicta e por serem um partido de recursos muito limitados, referiu que a escolha dos líderes e por sua vez a sua renovação é algo difícil por não haver muita escolha. O afastamento dos cidadãos, enquanto elementos imparciais e fiscalizadores dos partidos políticos, foi apontado para a falta de credibilidade dos mesmos.

Criticou e questionou a lei dos partidos defendendo o direito de voz a todos, pequenos e grandes. Referiu também a intromissão da comunicação social no seio dos partidos políticos e da manipulação que poderá daí existir… “temos de parar de ser politicamente correctos” esta foi uma das frases de Orlando Alves, a qual eu interpreto, discutir sempre mas passemos aos actos… Gostei...

Passada á terceira ronda, o deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares, com ar dinâmico, objectivo e de discurso fácil, abordou igualmente a organização do seu partido nos processos de gestão e escolha dos seus líderes. Referiu ser apanágio do CDS-PP a permanente recruta de jovens para os seus quadros e representações.

Sem hesitar falou em caciques, gostei… Não são muitos que o fazem! Criticou o sistema das directas nas escolhas dos líderes políticos, onde referiu ser maior o caciquismo. Concorda com a transparência dos partidos políticos… De facto será esse o caminho para que eventualmente se possa dar maior credibilidade aos partidos políticos…

O debate continuou, literalmente, pela noite dentro… Apesar de poucos, éramos efectivamente… Interessados!

Apesar das vicissitudes no confronto ideológico, quer Orlando Alves, quer Pedro Mota Soares, concordaram que a permanência dos partidos mais pequenos nas decisões do país são importantes.

Terminou eram cerca de 0h35m.

Espero que a próxima seja ainda mais participada.

Portanto dia 06 de Abril e 4 de Maio, não faltem…

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue