quarta-feira, março 01, 2006

"Ah, quem te viu e quem te vê!"


Confesso que estou perplexo com a nova capa de cordeirinho de Saddam. O outrora dono e senhor todo poderoso do Iraque, tornou-se num democrata convicto, não abdicando dos direitos contemplados pela lei. Jogadas de bastidores atrasam dia após dia o seu julgamento com recursos e truques, dramas, honras ofendidas e não sei mais o quê.
Pode parecer absurdo, mas confesso que gosto da sua actitude provocadora, quando desafia os juízes afirmando em pleno tribunal "Mas com quem é que você pensa que está a falar?" E o mais caricato é que o juíz por momentos, tolhido de surpresa se acobardou. Agora imaginem que seria o nosso Bibi, em pleno processo casapiano "armando-se de valor" e dizendo o mesmo? Teria a sua graça.
Mas de volta ao Iraque, quase que dá para pedir que o regime sanguinário de Sadam, o mesmo que agora foi agarrado pelas malhas da lei, que volte e depressinha. Ah, que belos tempos, quando a justiça era célere e segura de si mesma. Se fosse há 5 anos quando Uday e Qusay se pavoneavam como os meninos bonitos do Médio Oriente, não haveria tempo para engonhar com os direitos dos prisioneiros. Isto é, quando se perdia tempo a organizar um julgamento, pois de vez em quando o intempestivo Uday fazia justiça pelas próprias mãos, como quando limpou o cebo à paulada, ou melhor, à porrada a um dos seus próprios guarda-costas por um desentendimento.
Naqueles anos dourados, o julgamento seria apenas uma formalidade e a única dúvida persistiria em saber ao certo o dia da execução e, mais alguns pequenos detalhes protocolares, como optar entre a decapitação, fuzilamento, afogamento ou cadeira eléctrica. Ops, desculpem, esta última prática é lá dos States, os campeões da democracia. Mas enfim, naquela época em que a religião era quase proibida e mal vista, uma boa excução pública daria sempre um espectáculo interessante para os transeuntes de Bagdá (como escrevem os brasileiros).
Os 148 xiitas que foram excutados nos anos 80 são bem prova cabal do que acabo de escrever. Até porque para Saddam a coisa era bem legal, visto que tentaram conspirara contra a sua própria vida. Olhá só que lata!
Mas hoje, e porque a memória é curta, parece que os iraquianos perderam o medo e o respeito. E até mesmo aqueles de Tikrit, a terra natal do ex-ditador, não tiveram peijo nenhum em profanar uma mesquita sunita onde pasme-se... jaz o corpo do pai de Saddam. Olha só até onde vai o atrevimento. Dá mesmo para dizer, "Ah, quem te viu e quem te vê!"

1 comentário:

Unknown disse...

Vai muita confusão nessa cabecinha, meu caro!

Pesquisar neste blogue