segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Associação Médicos Pela Escolha

Associação Médicos Pela Escolha

A associação Médicos Pela Escolha iniciou hoje a divulgação nacional de um novo material informativo (em anexo) sobre o direito à Interrupção Voluntária de Gravidez (I.V.G.)

Intitulado "A Interrupção Voluntária de Gravidez é um direito. Informe-se", este folheto destina-se a larga divulgação nacional, com particular enfâse nos centros de saúde e outros estabelecimentos de saúde por todo o país.

Porque a mudança de mentalidades não é automática, numa altura em que se debatem os primeiros números sobre o recurso legal ao aborto e se reconhece que falta ainda informação para a plena concretização dos objectivos da Lei, com esta campanha inédita, a MPE presta o seu contributo ao esclarecimento público sobre a possibilidade do recurso legal à I.V.G., com vista à diminuição drástica das práticas de aborto clandestino, possibilitada pela legislação agora em vigor.

Um ano depois do referendo que despenalizou a I.V.G. até às 10 semanas, com 6 meses passados sobre a entrada em funcionamento da respectiva Lei, a campanha da MPE vai ao encontro da reconhecida necessidade de informação e de combate ao estigma que persiste (e continua activamente promovido pelos movimentos que defenderam o voto NÃO no referendo) em torno da prática da I.V.G.

Ao invés dos balanços apressados e prematuros que têm vindo a ser esgrimidos pelos partidários do NÃO contra uma Lei que não cumpriu sequer um ano de existência - mas que encontrou em poucos meses, nos estabelecimentos e profissionais de saúde, a disponibilidade para a adaptação dos serviços à nova realidade legal - é o trabalho continuado pela divulgação e aplicação da nova Lei, e pelo reforço das necessárias políticas complementares de planeamento familiar e contracepção, o caminho para o combate ao aborto clandestino em Portugal.

"Desconfia que está grávida e não deseja essa gravidez? - Onde se deve dirigir?"; "O que é a consulta prévia de IVG?"; "O que é o acompanhamento psicológico e/ou social? É obrigatório?"; "Quais as diferenças entre aborto cirúrgico e aborto medicamentoso?", em que instituições de saúde é praticada a IVG em cada distrito do Continente e Ilhas?, estas são algumas das questões a que vem responder este material.


Associação Médicos Pela Escolha
Apartado 23344 / 1171-801 Lisboa
Tel: 962201809

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue