quarta-feira, março 14, 2007

Partido Liberal


Partidos na transição portuguesa.

Recentemente tive de elaborar pequenas biografias dos diversos movimentos e partidos políticos existentes durante 1974/76, durante a transição portuguesa. Hoje apresento o Partido Liberal.
Agradece-se os comentários, sugestões, criticas, correcções e pistas de investigação.


O Partido Liberal foi uma pequena organização política existente entre Junho e Setembro de 1974, constituída como um “grupo de reflexão” e com o objectivo de apoiar o programa do MFA. A partir de Agosto de 1974 fez parte da Frente Democrática Unida (Coligação do Partido Liberal, Partido do Progresso e Partido Trabalhista Democrático Português constituída a 27 de Agosto de 1974 com o “fim de unirem esforços para a «instauração de uma democracia de inspiração não marxista»”, cf. John Andrade, Dicionário do 25 de Abril, Lisboa, Nova Arrancada, 2002, pp. 160). Foi suspenso a partir de 28 de Setembro de 1974.
No seu curto período de vida foi apresentado como defendendo “a paz, a justiça social, a subordinação do bem particular ao geral, o desenvolvimento equilibrado das forças económicas e sociais, o trabalho e a produtividade ao serviço do Homem e a liberdade democrática contra o anarquismo” (cf. Rogério Carapinha, António Vinagre e Joaquim Couto, Partidos Políticos. Ponto por ponto, Jornal do Fundão, Queluz de Baixo, 1974).
A sua Comissão Organizadora (em 1974) contava com António Ávila, Osvaldo Aguiar, Dias Gonçalves, João Saldanha e Amândio Quinto. Extrema-direita (cf. Jacinto Baptista, Caminhos para uma Revolução, Lisboa, Livraria Bertrand, 1975 (Abril). pp. 321). Não concorre às eleições constituintes.

1 comentário:

Ricardo Revez disse...

Eu só tenho uma objecção: ainda não queimaste o livro do John Andrade? (eh eh eh...)

Pesquisar neste blogue