sexta-feira, março 09, 2007

França


Este último post do Filipe Nunes lembrou-me que o que era para ser um duelo antecipado a dois (Sego - Sarko) está transformado numa emocionante corrida a três (com a entrada definitiva de Bayreu). Já me tinha apercebido de tais movimentações através da colecta do Pedro Magalhães (aqui e aqui) e o último post do Medeiros Ferreira (A política chega às presidenciais francesas) adensou o que o Filipe bem retractou.

O terceiro homem veio para ficar, e tudo está em tudo nesta mesa de poker que são as eleições francesas. Parece-me, no entanto, que o alcance político das mesmas está muito à quem do desejado, ocupando o assunto muito pouco espaço comunicativo. Ao nível da televisão ou da imprensa escrita, por exemplo, mas mesmo na blogosfera não se vê - ou pelo menos eu não vejo - muita reflexão e debate sobre as eleições francesas. Espere-se pelas americanas, vai ser uma loucura.

Há algo, no entanto, em que estas eleições tem-se destacado: no uso da internet. Esta é a ferramenta mais e melhor utilizada como veiculo de comunicação política. Veja-se, e compara-se com os sites institucionais dos partidos portugueses. Estamos, talvez com a excepção do BE (e a desculpa do PS ser o partido de governo e logo poder ser só institucional), a milhas de distância do que se faz lá fora.
Deixo os sites dos principais candidatos franceses.

Ségolène Royal - aqui e aqui e aqui
Nicolas Sarkozy - aqui e aqui
Bayrou - aqui e aqui

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue