quinta-feira, março 29, 2007

França


É este o estado geral da coisa. (gráficos e sondagens via Pedro Magalhães no Margem de Erro)

Update 1.
Em quatro sondagens recentes, Sarko e Ségo estão tecnicamente empatados. Quem diria?

CSA, 22/3:
Sarko, 26%; Ségo, 26%.

TNS-Sofres, 22/3:
Sarko, 28%; Ségo, 26,5%.

IFOP, 23/3:
Sarko, 26%; Ségo, 25%.

Louis-Harris, a mais recente, 24/3:
Sarko, 27%; Ségo, 27%.
IPSOS e BVA estão a dar margens maiores, mas mesmo assim..

P.S. - O BVA já não. Sarko, 28%; Ségo, 27%.

[toda a info via Margem de Erro]

Update 2.

No Boina Frígia descobri este site, onde se podem testar e comparar todos os 12 candidatos oficiais às eleições francesas. (compare aqui). São fantásticas as combinações, quer entre candidatos quer entre temas. Que auxilio informativo interessante, dinamico e suficientemente atractivo. Uma ideia para os nossos próximos actos eleitorais?
Na realidade já tivemos produzidos materiais de semelhante propósito, pelo menos no que respeitou as eleições para a Assembleia Constituinte. Aí foram postos à estampa diversos trabalhos com o intuito de «esclarecer o eleitor», num acto cívico e político de alcance. De vários destaco o publicado logo no verão de 1974 (Agosto), coordenado por Rogério Carapinha, António Vinagre e Joaquim Couto e produzido com base nos programas partidários, Partidos Políticos. Ponto por ponto [1]; o inquérito construído em Novembro de 1974 (mas só publicado em Fevereiro de 1975), por Pereira de Moura, Proença Varão, Borges Coelho, Avelino Rodrigues, Daniel Sampaio e Carlos Caldeira, de título Esclarecer o eleitor. Inquérito aos partidos políticos [2]; e o trabalho elaborado a partir dos programas, estatutos, comunicados e entrevistas com dirigentes partidários, coordenado por Albertino Antunes, Alexandre Manuel, António Amorim, Fernando Cascais e Mário Bacalhau, e intitulado A opção de voto [3].
Update 3.
Evolução, em gráfico, das intenções de voto em Ségolène Royal, Nicolas Sarkozy e François Bayrou. (para variar, toda a informação do Margem de Erro)

Evolução Sarko











Evolução Sego











Evolução Bayrou


[1] Rogério Carapinha, António Vinagre e Joaquim Couto, Partidos Políticos. Ponto por ponto, Jornal do Fundão, Queluz de Baixo, 1974.

[2] F. Pereira de Moura, A. Proença Varão, A. Borges Coelho, Avelino Rodrigues, Daniel Sampaio e Carlos Caldeira, Esclarecer o eleitor. Inquérito aos partidos políticos, Fernando Ribeiro de Mello/edições Afrodite, s.l., 1975. Inquérito elaborado por Francisco Pereira de Moura, António Proença Varão, António Borges Coelho, Avelino Rodrigues, Daniel Sampaio e Carlos Caldeira e contando com a colaboração de Jorge Sampaio, Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Sottomayor Cardia, Villaverde Cabral e Fernando Ribeiro de Mello. É um grupo de inquiridores bastante heterogéneo, cobrindo grande parte do espectro político da época (do MES ao PPD, do PCP ao MDP/CDE, passando pelo PS.
[3] Albertino Antunes, Alexandre Manuel, António Amorim, Fernando Cascais, Mário Bacalhau, A opção do voto, Queluz de Baixo, s.e., s.d. [1975].

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue