domingo, setembro 18, 2005

Eleições Alemãs: Resultados Provisórios

CDU/CSU- 35%

SPD- 34.2%

FDP- 10%

Linke.PDS (Extrema-Esquerda)- 8.7%

Grune (Verdes)- 8.2%

A confirmarem-se estes resultados, os Conservadores de Angela Merkel, juntamente com os Liberais, não terão a maioria absoluta.

Para assegurar a maioria dos deputados, só poderão existir 3 possibilidade de coligação, visto que tanto Merkel como Schroeder recusam negociar com a Extrema-Esquerda:

Grande Coligação (CDU/SPD)- Em que Merkel seria Chanceler e Schroeder não estaria no governo.

SPD/Verdes/Liberais- Que permitiria a Schroeder permanecer como Chanceler.

CDU/Liberais/Verdes- Merkel seria Chanceler, mas tal cenário parece muito improvável.

Nos termos da Constituição Alemã, caberá ao Presidente apresentar à Câmara Baixa do Parlamento o seu candidato a Chanceler, que terá de ser aprovado pela maioria dos deputados.

Caso não o seja, a Câmara Baixa terá de eleger por maioria absoluta dos deputados, no prazo de 14 dias a contar da eleição dos deputados, um Chanceler.

Caso não se consiga, a Câmara Baixa efectuará, no prazo de 7 dias, nova votação para Chanceler, em que o candidato mais votado (tenha ou não maioria absoluta) será nomeado Chanceler.

Caso esse Chanceler-Indigitado não tenha tido o apoio da maioria absoluta dos deputados, o Presidente decidirá se o confirma Chanceler ou se convoca eleições parlamentares antecipadas.

Ou seja, é possível governos minoritários na Alemanha. Se juntarmos a isto o facto de para deitar abaixo um governo no Parlamento ser necessário uma moção de censura constructiva (que aprove um outro Chanceler), os governos minoritários tem possiblidades de sobrevivência mais elevadas do que em Portugal.

É claro que um governo minoritário CDU/Liberais nunca conseguiria ver aprovadas reformas neo-liberais num Parlamento maioritário de esquerda.

Em qualquer um dos casos, aposto que dentro de 1 ano ou 2 anos, estamos em eleições antecipadas (outra vez) na Alemanha.

Teremos que acompanhar a evolução do escrutínio.

Resta afirmar, que estas eleições só terminam em Outubro, visto que um dos candidatos a um círculo uninominal faleceu, sendo que teremos o prolongar das eleições nesse círculo.

1 comentário:

Geosapiens disse...

...muito bom...obrigado Diogo...vou por este artigo...encaminhado do meu Blog para o teu...obrigado...um abraço...

Pesquisar neste blogue