domingo, abril 19, 2009

Eleições na Índia:o bom aluno de Davo

Numa altura em que definitivamente a Índia ficou na moda ou pelo cinema, ou pela sua cultura, ou por ser até se iniciar a derrocada do neoliberalismo galopante um dos países emergentes do mundo, importa falar do maior acto eleitoral do planeta. Trata-se da maior democracia do mundo (maior é diferente de melhor) porque é a que tem mais habitantes. Concilia progresso com tradições ancestrais e permitiu desde 200o a esta parte um enriquecimento galopante de uma faixa populacional melhor preparada, mantendo ainda assim 40% da população abaixo do limiar da pobreza.
Foi em Davo, o bom aluno, para não dizer o melhor aluno e hoje, como que de repente, apresenta-se como um país em colapso, porque dependia mais do Ocidente e do neoliberalismo do que alguma vez pensava. Porque ainda não resolveu os problemas estruturais de diferenças sociais, porque prepara só uma parte da população, porque não tem as políticas sociais atentas às suas diferenças sociais, porque atentou ao crescimento sem olhar ao desenvolvimento, porque cresceu selvaticamente e não de forma inteligente, porque a História não consegue apagar as diferenças religiosas latentes e más vizinhas.
Era até Setembro de 2008 uma economia emergente, com crescimento na casa dos 2 dígitos, ainda hoje um óptimo exemplo de boa formação académica, com óptimas escolas e universidades,com o qual temos muito a aprender. Os cultos são mais cultos que os nossos intelectuais e os pobres mais pobres que os nossos miseráveis.
Actualmente consideramos que é preciso, como já muitos vinham dizendo, atentar no crescimento sustentado, no desenvolvimento económico e nas políticas sociais a par da competitividade. Uns sem os outros não pode dar bom resultado.
Olhamos para as economias emergentes e notamos o preço que se paga pela falta de preparação da sociedade para os contratempos do crescimento económico desenfreado, quando sem políticas sociais.
O assunto crescimento económico deixou de ser ponto na campanha eleitoral.

1 comentário:

Vera Santana disse...

Bem visto, Patrícia

E há o problema da pirâmide social hierarquizada em castas! Só há poucos anos (meia dúzia) começou a exitir uma Literatura escrita pelos Intocáveis!

Pesquisar neste blogue