segunda-feira, junho 26, 2006

(ainda) Cabo Verde

São, concerteza, cartazes antigos referentes às recentes eleições Legislativas de Janeiro de 2006.
Estas foram ganhas, com alguma margem, pelo tradicional PAICV (Partido Africado da Independência de Cabo Verde), «evolução natural» do PAIGC de Amilcar Cabral que levou o país à independência de Portugal em 1973.
Cabo Verde, ao contrário de muitos países africanos, tem pautado a sua recente história democrática (desde 1991 que há eleições presidenciais e legislativas) por uma regularidade impar, mesmo quando comparada com alguns países europeus. Houve eleições legislativas e, 1991, 1995, 2001 e agora em 2006. Sempre no calendário.

Outra característica é a alternância de poder, o combate político exclusivamente eleitoral e a aceitação pacífica dos resultados expressos.

Exemplo disso foi as últimas eleições presidenciais, de Fevereiro de 2006, que puseram em confronto o Presidente da República, Pedro Pires (do PAICV) e o ex Primeiro-ministro do MpD (Movimento para a Democracia), Carlos Veiga.

Se em 2001 a eleição foi decidida por uns míseros 12 votos em 2006 a vitória de Pedro Pires foi mais folgada. Com 50.98% dos votos expressos, foram 3342 os votos de diferença num universo de 169.842 votantes (53.1% de participação).

É verdade que o escasso universo eleitoral impõe uma menor radicalização política, uma vez que o número de pessoas envolvidas activamente na vida partidária, mas não podemos deixar de destacar não só uma curiosa evolução para um bipartidarismo evidente (PAICV e MpD) como para uma estabilidade de legislatura evidente e talvez pouco esperada.

Os próximos passos da política do arquipélago? Quem sabe, integração na EU, em Portugal e/ou na NATO…

(obrigado Paulo pelas fotos...)

1 comentário:

Unknown disse...

Integração onde??? Escapou-me qualquer coisa...

Pesquisar neste blogue