
HELENA ANDRÉ
É uma óptima escolha. A Helena André tem muita experiência no mundo laboral e uma particular atenção para com questões de Igualdade de Género, campo onde, apesar do recente "Prémio Europeu para a Igualdade", atribuído ao Partido Socialista e do qual quase se não "ouviu falar" (1), há ainda muito caminho a percorrer, muitas barreiras a ultrapassar, muitos "tectos de vidro" a quebrar (e quão difícil é quebrar o que é invisível!) e muitos preconceitos a contornar.
De um modo muito nítido, o mundo das relações de trabalho, e dentro das organizações, a Igualdade "terá de passar por aqui". Num estudo a publicar em Novembro próximo - Género nos Sindicatos. Igualdades, Desigualdades e Diferenças, Cadernos de Trabalho e Emprego nº 8, MTSS - é demonstrado quão árduos continuam a ser os caminhos que levam ao exercício feminino de cargos de decisão e o quanto são consideradas "causas" para o afastamento das mulheres de lugares de poder, razões - "falta de tempo, falta de qualificações" - que o não são, pois o conjunto de mulheres em cargos de topo nas organizações sindicais portuguesas, tomadas globalmente, têm mais disponibilidades de tempo e mais longas escolaridades do que os seus colegas e camaradas homens. Paradoxal . . .
Bom trabalho, Helena!
Saudações a toda/o/s!
Vera Santana
(1) Pela minha "pena" a notícia sobre o "Gender Prize" foi divulgada, na blogosfera, atempadamente, nomeadamente no blog SIMpleX e no blog Loja de Ideias. Devo acrescentar que as reacções foram mínimas, o que não m´espanta mas m´entristece.
Sem comentários:
Enviar um comentário