quinta-feira, dezembro 06, 2007

Monde Diplo


O dossiê português da edição de Dezembro tem como tema «Desemprego em Portugal: uma discussão viciada» e procura responder ao estranho silêncio ao nível do debate público em torno
do aumento do desemprego em Portugal. O artigo assinado por António Casimiro Ferreira, «Flexisegurança: a verdade da mentira», desmonta a discussão sobre a panaceia encontrada pelo governo português para responder ao problema do desemprego.
José Nuno Matos, em «Desemprego: a política para lá do trabalho», discute a constituição de um novo sujeito político à escala global, composto pelo elevado número de desempregados que a crise estrutural das últimas décadas tem vindo a criar.
Por fim, Nuno Teles, no artigo «O desemprego como problema de mercado», analisa as implicações do consenso entre a prática política nacional e a ortodoxia económica.

Em vésperas da assinatura, em Lisboa, do Tratado Reformador, Bernard Cassen, no artigo «Ressureição da "Constituição" europeia» chama a atenção para os perigos de uma construção europeia feita à revelia dos povos.

No dossiê «A emancipação da América Latina», Janette Habel, Nora Garita, Carlos Gabetta e Sérgio Grez Toso assinam, respectivamente, os artigos «Terá Washington perdido a América Latina?», «Fraude mediática na Costa Rica», «Uma mulher aos comandos da Argentina» e «Chile, 1907: Santa Maria de Iquique».
Prosseguindo a rubrica inaugurada na passada edição de Novembro, «Da Revolução Soviética ao Maio de 68», que, até à edição de Maio, procurará reflectir sobre que relações deve uma política transformadora manter com aquelas duas experiências históricas, João Bernardo assina «A guerra dos mil anos».

Estes são alguns dos principais destaques do número de Dezembrodo Le Monde diplomatique - edição portuguesa, que já chegou às bancas.

O sumário da edição bem como o Editorial estão acessíveis em aqui .

Boas leituras!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue