terça-feira, dezembro 18, 2007

Descubieras en Espana

De saida de terras madrileñas, deixo-vos mais duas sugestões musicais. Estas não vão bem ao enconro das últimas, ou melhor, talvez se possa com a Bebe fazer a ponte entre o que pode ser «Musica popular espanhola» e a nova musicalidade andaluza que vos proponho agora.
O primeiro exemplo é Chambao, que segundo o dialecto andaluz significa uma tenda improvisada para proteger do Sol e da brisa da tarde, na praia. É pois, sobre este conceito que Chambao nos apresenta o conceito de Flamenco-Chill, curiosamente o nome do primeiro album. Inicialmente um colectivo multinacional, Chambao evoluiu para um projecto mais próximo da personalidade da sua líder, LaMari, hoje única subrevivente do grupo original.
Esta extraordinária cantora, que recentemente venceu um cancro na mama, assume de forma muito activa o último trabalho de Chambao «Con outro aire», marcado por uma descoberta mais assumida do Magreb e por uma forte atitude acivista.
Deixo «Playas de Barbate» de FlamencoChill; «Ahi estas tu»de «endorfinas en la mente», album de 2004; duas interpretações ao vivo (com Bebe e el Bicho) e o novel «papeles mojados».
.
Playas de Barbate

.
Ahi estas tu


Chambao y Bebe

.
Chambao y El Miguel (El Bicho)

.
Papeles mojados

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue