segunda-feira, agosto 22, 2005

Já tem algum tempo, mas ainda vem a tempo...

Agradecemos a divulgação:

Perguntas aos candidatos à Câmara de Lisboa

1. Algum dos candidatos à Presidência da Câmara de Lisboa se preocupa com o risco de sismos na cidade e pretende tomar medidas para os minimizar?

2. Algum pretende discutir os projectos de expansão da rede do metro, nomeadamente, os da linha vermelha? Que opinião têm sobre o inconveniente dela não chegar à estação ferroviária de Campolide? E sobre o projecto da chamada "linha das 7 colinas" apresentado num recente encontro promovido pela Autarquia sobre acessibilidades e que o Governo teve o bom senso de por de lado há dias?

3. Preocupam-se com a localização da futura estação terminal dos comboios TGV e interessam-se pelo problema da travessia ferroviária do Tejo? Que opinião têm sobre a localização do futuro NAL e sobre o destino a dar ao actual Aeroporto da Portela?

4. O Estado português tinha meios financeiros mais do que suficientes para construir a ponte Vasco da Gama. Preferiu concessionar a sua construção e exploração futura a uma empresa privada a quem já pagou em 8 anos mais do que custou a ponte. Concordam os candidatos com soluções deste tipo?

5. Consideram os candidatos que o quartel de Campo de Ourique na rua Ferreira Borges não deve ser vendido sem a Câmara ter aprovado antes um projecto de urbanização da área que ocupa? Entendem que este projecto deve ser objecto de um amplo debate público?

6. Lamentam os candidatos a venda a privados (que já o revenderam) do edifício do antigo Hospital de Arroios, que incluia o edifício de uma antiga igreja, e onde estavam instalados serviços de luta anti-tuberculosa que ficaram significativamente prejudicados, e que podia ser utilizado para serviços e instituições de interesse social, nomeadamente como hospital de retaguarda?

7. Assumem o compromisso de tornar públicos todos os estudos mandados fazer pela Câmara com a indicação de quanto lhe custaram e estão dispostos a tornar públicos os salários de todos os seus acessores e dos gestores das empresas municipais?

8. Consideram que a Câmara deve apoiar com verbas, formação, apoio técnico e equipamentos pequenas empresas de jovens que actuem no campo de reparação e manutenção de edifícios para, simultaneamente, criar empregos e garantir que estas reparações se façam em boas condições?

9. Como encaram a ideia da Câmara criar um sistema de bolsas de estudo e outros meios de apoio para permitir a crianças particularmente dotadas dos meios mais desfavoráveis prosseguirem os estudos?

10. Face a notícias como a de que os produtores de batatas do Oeste a venderam a 5 centimos o quilo, pensam que a Câmara deve procurar encontrar e estimular medidas que permitam uma melhor comercialização dos produtos agricolas da região de Lisboa, de modo a pagar preços mais altos aos produtores e a assegurar a venda de produtos mais baratos na cidade?

11. Os candidatos dispõem-se a lutar para que na urbanização prevista para o término da Rua António Maria Cardoso não seja de todo apagada a triste memória de ali ter sido a sede da Pide?

Sugerimos aos candidatos que nos seus cartazes de propaganda indiquem os seus emails. Tomaremos esta indicação como um indício de que continuarão, no caso de serem eleitos, a procurar manter o contacto e a ouvir os munícipes.

Esperamos que, no curso da campanha, alguns se pronunciem sobre algumas destas perguntas.

Agradecemos a divulgação deste texto, nomeadamente, em blogues. Ficaremos igualmente satisfeitos se orgãos da Comunicação Social o referirem ou reproduzirem total, ou parcialmente. Agradecemos os comentários, criticas e outros contributos que nos sejam feitos chegar
(13/7/05).

Contributo de:

PS-Veteranos

Contactos: lvbarbas@netcabo.pt ; antonio.brotas@gmail.com ; Viriato Macedo: 961828673 .

3 comentários:

Geosapiens disse...

Boa ideia...talvez ainda venha a tempo para se começar a discutir os assuntos que preocupam as pessoas...e não o supérfluo...

Ant.º das Neves Castanho disse...

Mais uma achega: será que o edifício da PJ na Gomes Freire vai mesmo ser "entregue" à «Teixeira Duarte» para promover mais um empreendimento modernaço ao melhor estilo luso-pacóvio e deslumbrado dos nossos tristes subúrbios?

Ant.º das Neves Castanho disse...

Outras achegas: alguém sabe o que se prepara para sítios culturais emblemáticos da Cidade como são o "Chapitô" e o "B. Leza"? Ou estamos condenados a perder tudo o que seja cosmopolita e verdadeiramente digno de uma Cidade europeia moderna, em favor do cada vez mais tenebroso avanço do subúrbio para o interior da Cidade (Colombo, Corte Inglês, Alvaláxia, novas urbanizações sociais em Alcântara, Marvila e Vale Escuro, etc., etc., etc....), em vez de ser o subúrbio a elevar-se à dignidade de urbe?...

Pesquisar neste blogue