terça-feira, agosto 30, 2005

Parangonas

O sucedido recentemente com o super homem do ciclismo, Lance Armstrong, 7 vezes campeão da Volta a França, dá que pensar sobre os media. Aquilo que vemos no nosso burgo, não difere por esse mundo fora. Quando não é o poder político a preencher os diários e semanários de referência com jornalistas "seus", é o poder económico e financeiro a ditar leis sobre os tópicos a divulgar, e os alvos a abater.
Neste caso concreto, tudo se torna muito nublado. Apresentar provas (?) de análises clínicas com vestígios de substâncias proibidas, referentes a 6 anos atrás (!), sem possibilidade de recurso a contra-análises, é de uma sacanice totalmente repudiável. Lança-se barro à parede, reza-se para que ninguém se lembre de pensar (actividade cada vez mais em voga) porque razão não foram divulgadas mais cedo, e impede-se que sejam apresentadas provas contrárias. Dois coelhos de uma cajadada só. E o ferido orgulho françês de ser batido, provavelmente para sempre, um recorde de vitórias da prova maior do ciclismo por um estrangeiro (heresia!) fica defendido. O que estranha, pelo menos a mim, é o que leva um jornal respeitável a embarcar numa decadência tal.
No mesmo sentido, a história do pianista, génio, mudo, naúfrago que deu à costa que, afinal, era um doente com problemas psiquiátricos que apenas dedilhava as teclas e falava com normalidade, mostra que a realidade e a ficção têm tendência a misturar-se nos media com frequência inusitada. Vivemos à procura do inalcançável, do hibrído, do irreal, para fugirmos à normalidade das nossas vidas, banais, monótonas, sem percalços. Esquecemo-nos das pequenas coisas porque fomos abençoados: a capacidade de raciocinar, a família que nos ama, o amor da nossa vida, o trabalho que nos permite ter alguma qualidade de vida, os avanços tecnológicos que nos permitem saber as novidades do outro lado do mundo. Isn´t that the big picture?

2 comentários:

Geosapiens disse...

subscrito...por baixo...letra a letra...pensamento a pensamento...caro...depois de ter aguentado o verão...espero que haja mais posts...da tua parte e dos outros...

Unknown disse...

No caso de Armstrong, ainda por cima não se tem a certeza de que a urina seja dele...

Pesquisar neste blogue