quinta-feira, setembro 13, 2007

Now the view is the Statue of Liberty. You can't beat that!

O Daniel Oliveira encontrou o primeiro «Daily Show» depois do 11 de Setembro. É um impressionante testemunho do Jon Stewart. Escusado será dizer que me arrepiei todo...
Retenho uma ideia.
Diz o apresentador que já não tem a vista do WTC do seu apartamento na zona sul de Manhattan: «-Now the view is the Statue of Liberty. You can't beat that!»
Definitivamente. Nada pode bater o espirito de Liberdade e de empreenedorismo que germina na sociedade norte-americana e, por vezes, na "dita" ocidental. Há que saber honrar esses valores, de Tolerância, Respeito e promoção da diversidade, esse traço civilizacional que nos permite sonhar com as utopias humanitárias.
Isto para dizer que não me quero esquecer do que recordei a 11 de Setembro: que o Mundo pode ser muito mais que ódio, guerra ou política. Tem de ser construção, respeito e tolerância. Construção, não de utopias, mas de realidades políticas assentes nos ideais da Liberdade, Igualdade (perante a Lei) e Fraternidade (Respeito pelo Outro).
Que não seja necessário testemunhar outro 11 de Setembro, para recordar o potencial infinito que a humanidade tem para produzir o Bem, a Paz e a Coexistência Pacifica. (e não, não estou a publicitar o Dalai Lama...)


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue