segunda-feira, dezembro 05, 2005

É Hoje...

Começa hoje o campeonato presidencial com um Alegre x Cavaco.

É o pontapé de saída para o que se quer que sejam 10 debates esclarecedores, onde os candidatos possam expor os seus diversos projectos e onde os posicionamentos mano-a-mano de decidirão. É o início, semi-oficial, da campanha eleitoral. É o abrir da época de caça a Cavaco; é o decidir do candidato da esquerda e a entrega do troféu da 2ª divisão (Louçã x Jerónimo).

Alguns pontos prévios:
1- Apoio Mário Soares, por várias razões (sobre as quais já escrevi), e que aqui não vou repetir.
2- Todos os candidatos têm, à partida, expectativas criadas, cabendo a uns superá-las e a outros não desiludir.

Em relação às expectativas já criadas sobre os debates reconheço o seguinte:
1- Espera-se que Cavaco perca todos os confrontos.
2- Espera-se que Soares ganhe todos os debates.
3- Espera-se que Alegre seja «entalado» entre Soares, Jerónimo e Louçã.
4- Espera-se que Jerónimo aguente o eleitorado comunista, e que prepare uma eventual segunda volta. Espera-se que ganhe a Louçã.
5- Espera-se que Louçã ataque a todo o lado, menos a Soares, que defenda a segunda volta e que melhore a votação do BE.

Qualquer saída das primeiras duas estimativas (Soares perder algum debate e/ou Cavaco ganhar algum) significará, para Soares, pôr em risco toda a sua estratégia (ganhar à esquerda e passar à segunda volta); e a Cavaco poder ser eleito à primeira. Caso corra muito mal para Soares, e bem para Alegre, pode Soares perder a liderança da esquerda. Louçã e Jerónimo, em princípio, apenas jogarão um contra o outro, podendo desempenhar um papel importante (e com certeza propagandeado) de desgaste a Cavaco e de preparação de uma segunda volta Soares x Cavaco.

Por isto se depreende que Soares é quem tem um caminho mais árduo pela frente, pois não só não poderá perder nenhum confronto (que lhe seria apontado como perca de capacidades, «ah, se fosse há 10 anos…») como terá que ganhar em três tabuleiros: contra Cavaco, por uma segunda volta; contra Alegre nesse estranho jogo autofágico que assola o PS; e contra Louçã e Jerónimo por uma clara liderança à esquerda. É quem despenderá mais energias (irónico, não?).
Para Cavaco, jogar para o empate será bom. Será claramente com Alegre que procurará atacar (e, na teoria, o candidato que mais facilmente poderá perder com ele) e o seu maior temor é o de uma derrocada com Soares. Com Louçã e Jerónimo procurará «partir» o debate, apostando numa vitória clara à primeira volta. Se ganhar um dos quatro debates, poderá arrancar para uma vitória à primeira volta.

Alegre terá com Soares o seu grande momento. Terá também o papel importante de abrir as hostilidades a Cavaco. Como está no centro dos cinco, e não transmite dinâmica de vitória, será aproveitado por todos como saco de pancada.

Já Jerónimo de Sousa terá a tarefa mais simplificada, uma vez que terá somente dois debates, com Cavaco e com Louçã. Não lhe interessa nem Soares nem Alegre. Como Louçã terá a vantagem de poder empatar.

Por fim, Francisco Louçã apostará nos debates com Jerónimo (por razões naturais), Alegre (que lhe disputa o eleitorado anti-sistémico) e com Cavaco (com quem partilha uma visão privilegiada da economia). Não lhe interessa Soares. A seguir a Soares, é quem despenderá mais energia.

Espero, em suma, 10 bons debates, destacando os derbys Louçã x Jerónimo e Soares x Alegre, e o assumido jogo do titulo Soares x Cavaco. Talvez o Jerónimo x Alegre jogo seja o menos interessante (há pouco em disputa).

Espero também que nos proporcionem bons momentos de televisão, mexidos e imprevisíveis q.b., que corram dentro dos limites da agressividade democrática e da clareza argumentativa. Espero que decidam alguma coisa, não tudo. Que nos empolguem de volta ao mundo da política, e que voltemos a ter noção que as grandes opções deste nosso país passam pelas nossas mãos, através do nosso voto. Este será, em parte, decidido nos próximos dias. Boa sorte a todos.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue