And the dreamers? Ah, the dreamers! They were and they are the true realists, we owe them the best ideas and the foundations of modern Europe(...). The first President of that Commission, Walter Hallstein, a German, said: "The abolition of the nation is the European idea!" - a phrase that dare today's President of the Commission, nor the current German Chancellor would speak out. And yet: this is the truth. Ulrike Guérot & Robert Menasse
sexta-feira, novembro 28, 2008
Claude Lévy- Strauss
Faz hoje 100 anos o autor de "Tristes Trópicos".
Fantástico!
Diz o Mestre ter criado o estruturalismo enquanto se encontrava na Linha Maginot.
Nova Poll
A nova poll reflecte o momento: "Deveria Dias Loureiro sair do Conselho de Estado?"
É clicar...
quinta-feira, novembro 27, 2008
Qual é o papel dos partidos europeus? (parte 2)
Uma besta já foi educada.
Sei que a ideia do RES Publica é ambiciosa. Só podia ser. Na sua génese estão duas instituições (Fundação José Fontana e Antero de Quental) que desempenharam um importante papel na transição e consolidação democrática em Portugal, nomeadamente apoiando o PS nas frentes autárquicas e sindicais. A RES Publica procura não só honrar essa tradição como inaugurar em Portugal, de forma séria e consolidada, um modelo de ligação dos Partidos à Sociedade Civil e à Sociedade Académica que permita a boa construção de propostas e estudos em diversas áreas. Um think-tank sem tabus e assumido. Não esconde o que é nem o que quer ser. Tem como propósito apresentar estudos, propostas, reflexões sobre políticas públicas (e não só), promover acções de formação e outras iniciativas. Tem, na sua génese, a ideia do contributo esclarecido e prospectivo mas também pretende agitar mentes, provocar debates, explorar o que «existe fora da caixa». Esta é a minha leitura do que é e pode ser a RES Publica.
Da apreciação ao seu curto tempo de existência, parece-me que está no bom caminho. O site que ontem foi lançado reflecte qual o posicionamento que se pretende alcançar. Apostar em acções de formação, em debates, em polémicas (ver aqui o plano de actividades). Terá também um Fórum de debate, com o propósito de apresentar algumas reflexões críticas sobre temas diversos; um blogue, de acção mais directa; e ainda a revista Finisterra.
Percebi, pelo Tiago, que a referência que o blogue faz a Outubro de 1917 já causou polémica. Parece que o Carlos Vidal (do 5 dias) se impressionou com a referência à presença do Partido social-democrata no governo sueco em Outubro de 1917. Na leitura do Carlos, Outubro de 1917 deve pertencer, e só, à gloriosa revolução comunista; evento que por si só ofusca (ou deverá ofuscar) todo e qualquer outro acontecimento. Esquece o Carlos, ou quer esquecer, que a tradição do PS se revê mais, bem mais, no Outubro sueco que no Russo. Para nós, socialistas, bem mais importante é o caminho percorrido pela social-democracia que pelos comunismos, e é apenas esse o facto que procuramos relevar. Afinal, em Outubro de 1917 pela primeira vez um partido social-democrata entrou num governo nacional, facto pouco lembrado que – devo dizer – a Fundação RES Publica faz muito bem em lembrar. E sinceramente, não sei qual dos Outubros foi o mais revolucionário.
O Carlos tem razão num ponto, entretanto. Há por aí muitas bestas a necessitar de mais educação. E parece-me que há uma que está no bom caminho, não é Carlos?
(texto também publicado nos Canards Libertaires)
quarta-feira, novembro 26, 2008
A caminho do precipício?
Na Madeira: tudo como dantes!
terça-feira, novembro 25, 2008
Feliz 25 de Novembro para todos vós!
A todos aqueles que lutaram pela instauração da democracia em Portugal.
A todos aqueles que, numa situação explosiva, mantiveram o sangue frio conseguindo evitar um banho de sangue e uma guerra civil que poderia ter dividido o país em dois.
A todos aqueles cujos valores e raciocínio claro permitiram compreender que a vitória da democracia não é a punição ou a alienação dos derrotados.
O nosso Obrigado!*
* A geração que, graças a vós, nunca conheceu nenhuma ditadura, seja ela de esquerda ou de direita, em Portugal.
sexta-feira, novembro 21, 2008
Inocente até prova em contrário
quinta-feira, novembro 20, 2008
Nova poll
quarta-feira, novembro 19, 2008
Uma (já não muito nova) novidade cá da loja
Esperam (é melhor sentarem-se) e vão ver!
Quando não percebem a diferença
A suspensão da democracia
"Eu não acredito em reformas, quando se está em democracia [pausa]. Quando não se está em democracia é outra conversa, eu digo como é que é e faz-se [pausa]. E até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia. Agora, em democracia efectivamente não se pode hostilizar uma classe profissional para de seguida ter a opinião pública contra essa classe profissional e então depois entrar a reformar"
terça-feira, novembro 18, 2008
Guess who's back!
Aqui fica o primeiro single do último album, de 2004. Atentem bem na letra:
domingo, novembro 16, 2008
Nacionalização
sexta-feira, novembro 14, 2008
Republicanos Vs. Americanos
quinta-feira, novembro 13, 2008
A ler...
"Nunca me ouvirá em público dizer mal de um Governo do Partido Socialista, quanto à questão da arrogância, eu julgo que a arrogância não pode ser a marca de um Governo de esquerda"
P.S. - Esta afirmação foi feita dentro de uma reunião/debate duma secção do Partido Socialista. Não foi preciso dizer Ops! para a dizer, nem para ela ser conhecida.
quarta-feira, novembro 12, 2008
Help spread Al Gore's message
|
Nova Poll
terça-feira, novembro 11, 2008
Mamma África
domingo, novembro 09, 2008
Momentos de uma campanha - Infomercial
Momentos de uma campanha - O discurso de Virginia
Momentos de uma campanha - O discurso da convenção
Momentos de uma campanha - O discurso de Berlin
Momentos de uma campanha - apoiantes esclarecidos
Obviamente que não foi o caso com todos os seus apoiantes (provavelmente nem com a maioria), mas a imagem foi essa. Muito graças a este vídeo. Um reporter com uma camera na mão pergunta a apoiantes de ambos os lados democratas em disputa o porquê de apoiarem o seu candidato. O apoiante de Obama dá show. Mais um vídeo que correu mundo. Pelo menos o mundo virtual.
P.S. - Houve, depois, mais vídeos deste jovem apoiante de Obama, como demos conta aqui. Mas no You Tube a coisa torna-se mais visível.
Momentos de uma campanha - o discurso da Raça
Até que chega a maior polémica de todas. A polémica envolvendo o reverendo Jeremiah Right. Obama primeiro não reage, mas vê-se obrigado a falar sobre a polémica. O discurso que fez ficará na história das campanhas presidenciais.
Momentos de uma campanha - A resposta a "Just Words"
Hillary andava a atacar Obama dizendo que os discursos são somente palavras e desvalorizando os mesmos. Com este discurso, Obama acaba com essa discussão.
Momentos de uma campanha - A canção
Entretanto, o fenómeno de activismo em torno da campanha de Obama aumentava. Will.I.Am faz uma canção baseada nos discursos do candidato que corre mundo. E o mundo começa-se a entusiasmar...
Momentos de uma campanha - O discurso de vitória de South Carolina
Depois da derrota de New Hampshire, a pressão voltava para o lado de Obama. Com a vitória de South Carolina, arranca um discurso fantástico e leva o momento para a Super Tuesday.
Momentos de uma campanha - O discurso de vitória de Iowa
Quando Barack Obama ganha o caucasus de Iowa, o mundo acorda para o fenómeno.
Momentos de uma campanha - Obama Girl
Esta foi uma campanha em que o envolvimento das pessoas foi fundamental, assim como o uso das novas plataformas de comunicação. O fenómeno foi crescendo, sendo um dos seus maiores exemplos o aparecimento da Obama Girl.
Momentos de uma campanha - A chegada ao nível nacional
quinta-feira, novembro 06, 2008
Rennie (Pub)
Parece que os resultados do passado dia 4, que como todos sabemos deu nisto
Andam a provocar muita azia numa certa direita portuguesa. A mesma que se apressou a dizer que nada se alterou. Para esses senhores, uma recomendação:
P.S. - No fim de semana terei muito para dizer sobre esta fantástica semana!
E pur si muove!
Só sei que o meu coração está em Festa. Uma amiga minha diz serem estes resultados eleitorais um alento. São um alento porque nos dizem que as coisas podem mudar, se quisermos. Comecemos então por mudar um bocadinho aqui, um bocadinho ali, com o alento que o Obama nos trouxe. Obrigado, Obama! Obrigado Povo dos USA por fazerem História! O mundo está a mudar. Foi preciso um Martin Luther King e muitas outras pessoas Grandes desenharem uma estrada para chegarmos aqui, hoje, 50 anos depois. E pur si muove! |
quarta-feira, novembro 05, 2008
segunda-feira, novembro 03, 2008
domingo, novembro 02, 2008
Importa-se de repetir?
P.S. - Triste é que a TSF não ache que esta parte da entrevista seja digna de transcrição do seu site. Temos de ouvir a gravação da notícia (também presente no site) para saber realmente o que Manuela Ferreira Leite disse.
(também publicado na Tertúlia do Garcia)
John McCain no Saturday Night Live
Sinceramente, não sei como ele aceitou fazer um Sketch destes. Uma grande capacidade de encaixe!
Redondinho
Last days
This election will come down to what we do -- or don't do -- in the next few days.John McCain and the Republican National Committee had $20 million more in the bank than our campaign and the DNC combined as of October 15th. They are pouring it into crucial battleground states, and we're facing an onslaught of negative attacks.Your support will have a huge impact.Step up during this historic moment, and you could be there on Election Night.Will you donate $30 or more today?As a bonus, we'll send you a special edition Change the World T-shirt
Last days
Students and young people have played a larger role in this campaign than in any other campaign in history.
We have just days to go, and your work is more important than ever.
We've put together a video documenting some of the work young people have done in the last 21 months as part of this movement for change.
Watch the video, then sign up to help get us over the finish line.
For too long, the power of the young people in politics has been dismissed. But this is your election.
Students have been the number one donors to this campaign, and young people are the driving force behind field and get out the vote operations.
You've already changed political campaigns. Now it's time to change the nation.
Watch the video and be part of this movement for change in the final days.
Our future will be determined in the next few days, and you can make the crucial difference.
Thank you for all you're doing,
Students for Obama