segunda-feira, julho 30, 2007

Estado Laico?

Deu na passada madrugada de Domingo, na RTP2 o documentário Friends of God, produzido pela HBO. Este documentário incide sobre a Igreja Evangélica nos Estados Unidos da América, um poderoso grupo religioso de pressão que visa a institucionalização dos EUA como um estado temente a Deus. Produzido, realizado, e narrado por Alexandra Pelosi (filha de Nancy Pelosi, Speaker do Congresso Norte-Americano). É um documentário que demonstra claramente o lobby efectuado por esta Igreja em assuntos que vão desde o(s esperados) Aborto e Casamento Homossexual até há tentativa de mudança da matéria leccionada no programa escolar sobre a Evolução humana, tentado substituir a teria da evolução pelo Creacionismo. Mas o que mais choca neste lobby é ver que este grupo actua desde a mais tenra idade, dando verdadeiros cursos – ou, mais precisamente, verdadeiras lavagens cerebrais – onde “ensinam”, por exemplo, que a evolução do Homem como a ciência explica está errada – porque a Bíblia diz que Deus criou o Mundo em 6 dias – e que, por exemplo, o Homem e os dinossauros habitaram a Terra ao mesmo tempo - porque, pasme-se, a Bíblia não diz o contrário.

A tentativa que os líderes desta Igreja estão a fazer para a implementação de um Estado fundamentalista cristão é séria e atinge desde as mais tenras idades as próximas gerações. Para tal, usam todos os meios disponíveis: concertos, parques de diversões, desportos radicais, espectáculos de comédia, feiras, wrestling, "aulas" e depois os mais tradicionais – missas, grandes reuniões de fieis.
Fazem campanha porta a porta, apregoando e pedindo o voto nos candidatos que defendem os “valores morais de uma sociedade justa” e, embora nunca dizendo nestas acções qual o candidato/partido que apoiam, já o publicitaram anteriormente (Partido Republicano, obviamente)

Será que não há ninguém (nenhum grupo) nos EUA que consiga fazer uma campanha séria contrária, explicando que os que esta igreja quer é exactamente o mesmo, embora noutro credo, que aquilo que existe no médio oriente e que o actual governo americano tanto apelida de inimigos da Liberdade e Democracia, e berço do terrorismo internacional?

P.S. - Estima-se que esta igreja tenha qualquer coisa como entre 50 a 80 milhões de membros nos EUA, e embora hajam estudos que indicam que não há grupos deste tamanho que votem em massa nos prentendidos pelos seus líderes - pelo menos por essa mesma razão - o certo é que, como eloquentemente é dito no documentário, Al Gore já aprendeu, John Kerry já aprendeu e Hillary Clinton vai aprender!" a não ir contra os valores que eles defendem.

3 comentários:

Ricardo Revez disse...

Epá, também viste isto... incrível... aqui realmente impressionou-me... aquele pessoal está a atingir um grau de poder no país que... enfim...

Ricardo Revez disse...

As lavagens cerebrais que eles fazem aos miúdos... e aquela dos dinossauros então... e os tipos praticantes de wrestling q são pregadores dessas igrejas... aquelas personagens parecem saídas do Twin Peaks.

Unknown disse...

Sim. E pensava eu que o David Lynch não batia bem da bola!!

Pesquisar neste blogue