quinta-feira, abril 03, 2008

Adeus Bertie! O Tratado Reformador agradece a tua saída.

Bertie Ahern, um dos políticos mais antigos em funções na Europa actual (dez anos no poder), saiu ontem pela porta pequena, tendo anunciado que iria spresentar a demissão a 6 de Maio.

Um escândalo financeiro de contornos pouco claros está na origem desta saída. Segundo o FT Bertie é acusado de ter recebido pagamentos ilegais aquando no planeamento urbano de Dublim nos anos 90, quando ele era ministro das finanças. A soma total poderá rondar 500 000€, embora o cerne da questão poderão ser 90 000€ que terão sido depositados na suas contas e das suas filhas. Bernie defende-se, dizendo que tais entradas de dinheiro se devem a um "dig out" (pelos vistos uma espécie de empréstimo de amigos) por causa da separação conflituosa da sua mulher da altura. Aparentemente a sua secretária também da altura já o veio desmentir…

Seja por que razão, a sua saída provocou sinais de alívio por toda a Europa, em virtude do referendo irlandês ao Tratado Reformador Europeu, que supostamente será marcado para 12 de Junho (Fonte: Irish Independent), poder ser visto como um plebiscito à governação de Bertie e ao escândalo de corrupção em que está envolvido, aumentando assim a probabilidade da sua rejeição.

Com a sua saída, Bertie faz um último favor a toda a Europa.

Um dos maiores pesadelos neste momento para os europeístas é a rejeição em referendo por parte dos irlandeses do Tratado Reformador Europeu. Se o único país que faz um referendo ao novo tratado, e apenas o faz porque a isso é constitucionalmente obrigado, o rejeitar, a legitimidade de todo o processo pode ficar seriamente abalada.

E não nos esqueçamos que a Irlanda rejeitou em referendo o Tratado de Nice…

1 comentário:

Unknown disse...

Para quem, como eu, esteve a fazer campanha nas eleições do passado ano, esta notícia tem um ano de atraso. Quando me vim embora, o partido que o suporta estava em posição de perder. Nessa noite houve um debate que mudou a história da campanha e da eleição à entrada da última semana e ele conseguiu a reeleição. É, portanto, uma boa notícia!

Pesquisar neste blogue