segunda-feira, fevereiro 05, 2007

A voz do Presidente

Depois da questão Marcelo e da rábula dos Gato Fedorento à mesma, os apoiantes do Não do próximo referendo já arranjaram tema para discutir nos próximos dias de campanha. Tudo vale desde que não se discuta o essencial. O que interessa é baralhar a questão, para que as pessoas desmoralizem ou, confusas, votem negativamente à pergunta efectuada para o próximo dia 11. E essa é a posição do Presidente da Republica na matéria a referendar. Sabendo que o homem é dado a tabus, Santana Lopes vem a terreiro perguntar qual a intenção de voto do Presidente. E, óbvio, já há quem tenha pegado nisso.

Mas sem querer estar a menorizar ninguém, parece-me também obvio que:

  1. O voto é secreto e ninguém, seja por ser Presidente ou por outra razão qualquer deva ter de assumir o seu voto;
  2. O Presidente já mandou o sinal de qual é o seu sentido de voto;

Senão, vejamos: Kátia Guerreiro não existia politicamente até há cerca de um ano e meio atrás, quando apareceu como mandatária para a juventude de Cavaco Silva. Não havendo muita gente que a conhecesse, apareceu como a cara da renovação política nos jovens, sem estar ligada (que se soubesse) a qualquer estrutura política de juventude, personalizando a ligação entre o moderno (medicina) e o tradicional (fadista). Com o avançar da campanha presidencial, muitos debates foram sugeridos (e efectuados). Entre eles, debates entre os mandatários para a juventude dos vários candidatos. Na altura, Katia Guerreiro esquivou-se a todos eles (os debates). Agora aparece. Por mim, acho muito bem. É sempre bonito ver quem defende convicções. Mas estranho que, de repente, não tenha problemas com debates.

Claro que me podem sempre dizer que na campanha presidencial ela não ia a debates porque fazia parte da estratégia de campanha, e que ela cumpria. Claro que sim! Era essa a vontade do então candidato a presidente. O mesmo se passa agora.


O Presidente já anunciou o seu sentido de voto. Chama-se Kátia Guerreiro.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue