quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Correio dos Leitores

Chegou isto:

Comunicado: E se questões burocráticas não tivessem eliminado dois candidatos?
Lisboa, 23 de Janeiro de 2006 - Cavaco Silva venceu à primeira, com mais 64.138 votos do que todos os seus adversários juntos. De certo modo foi à tangente, sobretudo se pensarmos que 58.868 pessoas optarampor votar em branco e 43.405 anularam o seu voto.
Quantos destes eleitores que votaram branco ou nulo estariam comvontade de votar em Manuela Magno ou Luís Filipe Guerra, os dois dos candidatos a candidato que foram excluídos da eleição por questões meramente burocráticas? E quantos dos apoiantes destes candidatosterão ficado em casa, a contribuir para as estatísticas da abstenção?
Nunca saberemos as respostas a estas perguntas. Todavia, se Manuela Magno e Luís Filipe Guerra tivessem sido aceites, poderíamos ter agora como cenário uma segunda volta. Afinal, se Garcia Pereira obteve 23.650 votos praticamente sozinho, será que não se reuniriam 64.139votos em torno de mais dois candidatos alternativos?
Tendo em conta este facto, a bem da democracia e do pluralismo, o MLS exige uma simplificação do processo de candidatura a Presidente da República, via uma concentração dos pedidos de certidão de eleitornuma entidade como o STAPE, que neste momento já tem toda a informação necessária para o efeito, em vez de obrigar os candidatos a ir defreguesia em freguesia, sujeitos aos obstáculos que tristementeverificámos.
--fim--
Sobre o MLS:O Movimento Liberal Social é uma associação política que acredita na liberdade e na livre interacção entre indivíduos. Acredita que o Ser Humano é dotado de razão, consciência eresponsabilidade e que a intervenção do Estado deve ser mínima,conduzindo a sociedade a uma existência pacífica e sustentável. Recusa a ideia da Direita conservadora de uma sociedade tradicionalista e moralista, com leis fortemente limitadoras das liberdades individuais. Recusa a ideia da Esquerda de um Estado despesista e controlador, que estrangula a iniciativa privada, centrando todas as actividades emvolta de uma função pública burocrática, lenta e inflexível. Acredita numa sociedade construída com base no mérito, na educação e com respeito pelo ambiente, que garanta justiça e liberdade paratodos. Acima de tudo, o MLS defende a liberdade. A nível Internacional, o MLS é membro da IFLRY, uma organizaçãomundial, ligada à Internacional Liberal, que congrega organizações liberais jovens de todo o planeta.
Para mais informações: Miguel Duarte - miguel.duarte@liberal-social.org
Notas
O Clube Loja de ideias não se responsabiliza pelo teor ou conteudo da informação divulgada.
O Clube Loja de Ideias não conhece o «MSL» nem se revê nas suas premissas.
O Clube Loja de Ideias, numa lógica divulgadora, expõe, como já o fez no passado, diversas opiniões e contributos que não sejam atentatórios e que possam contribuir para algum debate. Foi o caso deste e-mail.

1 comentário:

Unknown disse...

Infelizmente, e embora tenha uma sucinta mas interessante explanação dos factos, a única coisa que poderiamos fazer era um debate especulativo. O que não é um debate especulativo é sobre os votos em Branco e os Nulos, pois foram pessoas que se deram ao trabalho de ir às mesas de voto expressar a sua opinião. Esse é, para mim, o verdadeiro debate...

Pesquisar neste blogue