Parece que o Duarte Cordeiro, e a Juventude Socialista, não vão deixar cair a bandeira do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Eu vejo a vontade com desconfiança, devo dizer, pois no passado essas ambições foram demasiadas vezes assumidas para depois serem abandonadas em detrimento de compromissos e posicionamentos políticos à la longue.
É verdade que o Partido Socialista tem tratado o tema com indiferença, apesar de algumas (poucas) iniciativas pouco estruturadas, pelo que pode a JS, ainda por cima com uma nova direcção, apanhar esta bandeira, o que acho óptimo.
Da minha parte, como militante socialista activo, julgo ser importante preparar uma série de iniciativas que levantem e organizem o debate sobre o tema, e que possam contribuir, com propostas concretas, para o futuro programa eleitoral do PS.
Recordo que recentemente o Partido Socialista Europeu promoveu um alargado e participado processo de consulta para o Manifesto eleitoral que pretende apresentar nas eleições europeias de 2009 e que desse processo, além dos contributos portugueses, houve uma forte concordância em defender o fim de todas as discriminações ainda existentes.
Defendo, assim, um processo semelhante onde se possam ouvir as várias instituições e organizações que pensam e actuam sobre o tema, recolher contributos de actores académicos e políticos, numa iniciativa que se pretende dinâmica, integradora e substancial.
(em breve direi mais sobre o tema…)
Vamos ver o que o futuro nos reserva, mas parece-me que se este vai ser um tema quente na próxima campanha e ainda bem. Pode ser que consiga que em Portugal acabar um pouco mais com as discriminações.
And the dreamers? Ah, the dreamers! They were and they are the true realists, we owe them the best ideas and the foundations of modern Europe(...). The first President of that Commission, Walter Hallstein, a German, said: "The abolition of the nation is the European idea!" - a phrase that dare today's President of the Commission, nor the current German Chancellor would speak out. And yet: this is the truth. Ulrike Guérot & Robert Menasse
domingo, agosto 17, 2008
Optimo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário