domingo, agosto 17, 2008

Optimo

Parece que o Duarte Cordeiro, e a Juventude Socialista, não vão deixar cair a bandeira do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Eu vejo a vontade com desconfiança, devo dizer, pois no passado essas ambições foram demasiadas vezes assumidas para depois serem abandonadas em detrimento de compromissos e posicionamentos políticos à la longue.

É verdade que o Partido Socialista tem tratado o tema com indiferença, apesar de algumas (poucas) iniciativas pouco estruturadas, pelo que pode a JS, ainda por cima com uma nova direcção, apanhar esta bandeira, o que acho óptimo.

Da minha parte, como militante socialista activo, julgo ser importante preparar uma série de iniciativas que levantem e organizem o debate sobre o tema, e que possam contribuir, com propostas concretas, para o futuro programa eleitoral do PS.

Recordo que recentemente o Partido Socialista Europeu promoveu um alargado e participado processo de consulta para o Manifesto eleitoral que pretende apresentar nas eleições europeias de 2009 e que desse processo, além dos contributos portugueses, houve uma forte concordância em defender o fim de todas as discriminações ainda existentes.

Defendo, assim, um processo semelhante onde se possam ouvir as várias instituições e organizações que pensam e actuam sobre o tema, recolher contributos de actores académicos e políticos, numa iniciativa que se pretende dinâmica, integradora e substancial.

(em breve direi mais sobre o tema…)

Vamos ver o que o futuro nos reserva, mas parece-me que se este vai ser um tema quente na próxima campanha e ainda bem. Pode ser que consiga que em Portugal acabar um pouco mais com as discriminações.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue