Mas é muito, muito perto! É em cima da boca do pipe-line que alimenta a Europa. Pipe-line que foi construído num pobre país, maioritariamente cristão ortodoxo (e enclaves muçulmanos) e rural, a Geórgia. Quem conhece a filmografia de Otar Iosseliani sabe, por alto, das condições e características desse país. Iosseliani esteve na Cinemateca Nacional, em Lisboa, há dois anos (Verão de 2006) a convite de Bénard da Costa, e, a propósito de um seu filme-documentário, disse-se entristecido com a sua terra natal, de onde se exilou há anos para Paris; e sem qualquer esperança sobre o futuro da Geórgia...
O pipe-line não foi construído com dinheiros russos. A Europa não pode viver sem o gás natural que nos chega da Geórgia. Por que estamos nós, povos europeus em férias, a assobiar para o lado, como se nada fora connosco? Esta Guerra é, também, nossa. Atinge-nos nos nossos valores democráticos e humanos e no nosso sistema de produção, baseado, até mais ver, no petróleo.
Quem nos garante que tenhamos para o ano mais uma silly-season à beira-mar, de papo para o ar?
Duas coisas são certas:
1. Há 200 anos que os povos do Cáucaso e as suas diversidades étnicas e religiosas são espinhas cravadas na funda garganta russa, czarista ou soviética. Mais, ou menos, anexados, foram sempre lugares de resistência contra a hegemonia russa, verdadeiras "aldeias de Astérix" dentro do Império.
2. A força russa foi, no decurso desta semana de Guerra, desproporcional, pela supremacia, às forças da Geórgia e cometeu ferozes atrocidades contra "civis", utilizando bombas desumanas.
Hélàs!, as férias continuam.
And the dreamers? Ah, the dreamers! They were and they are the true realists, we owe them the best ideas and the foundations of modern Europe(...). The first President of that Commission, Walter Hallstein, a German, said: "The abolition of the nation is the European idea!" - a phrase that dare today's President of the Commission, nor the current German Chancellor would speak out. And yet: this is the truth. Ulrike Guérot & Robert Menasse
sábado, agosto 16, 2008
A Guerra Rússia / Geórgia na Ossétia
A Guerra entre a Rússia e a Geórgia, a acontecer em simultâneo com os Jogos Olímpicos de Pequim desde 08-08-2008, parece situar-se lá longe, algures num país da ex-URSS.
Etiquetas:
Europa,
Geórgia,
Guerra,
Ossétia Geórgia,
pipe-line,
Rússia,
Vera Santana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário