segunda-feira, agosto 18, 2008

Lisboa Antiga



Através do PS Lumiar descobri o excelente blogue Dias que voam, onde nos era apresentado um mapa das Freguesias de Lisboa no século XVIII, onde naturalmente recomendamos a visita. Deixamos o post de «T». As imagens também foram retiradas do Dias que voam e referem-se à Lisboa do início dos anos 40. Um blogue para seguir com reegularidade.


Serve a presente para informar a todos os potenciais interessados que desenterrei e disponibilizei uma pequena colecção de mapas de Lisboa que, tanto quanto sei, não se encontrava ainda online.
Os scans foram feitos por mim, sem grande cuidado nem qualquer aparelho especial, e o livro de onde os tirei já era uma cópia de má qualidade do original, mas dá para ver tudo :)
Aparentemente faltam tres freguesias neste livro que Francisco Santana recolhe e indexa a partir de um original da Torre do Tombo, que data de 1770.
O texto introdutório parece querer indicar que não constavam do original.
Apontai o vosso navegador para http://lisboa.betatechnologies.info/freg e mirai a lista de imagens.
Para vossa conveniência, aqui segue a lista de uma forma melhor legendada:

2 comentários:

Jorge Lima disse...

Olá Sr. José, ainda bem que gostou do nosso trabalho, queira por favor consultar a seguinte pagina, visto que os mapas aqui referidos foram entretanto actualizados.

http://diasquevoam.blogspot.com/2008/08/mapas-actualizados.html

José Reis Santos disse...

Meu caro Jorge Lima,

Obrigado pelas referências, que verei com atenção.

Pesquisar neste blogue