Através do PS Lumiar descobri o excelente blogue Dias que voam, onde nos era apresentado um mapa das Freguesias de Lisboa no século XVIII, onde naturalmente recomendamos a visita. Deixamos o post de «T». As imagens também foram retiradas do Dias que voam e referem-se à Lisboa do início dos anos 40. Um blogue para seguir com reegularidade.
Serve a presente para informar a todos os potenciais interessados que desenterrei e disponibilizei uma pequena colecção de mapas de Lisboa que, tanto quanto sei, não se encontrava ainda online.
Os scans foram feitos por mim, sem grande cuidado nem qualquer aparelho especial, e o livro de onde os tirei já era uma cópia de má qualidade do original, mas dá para ver tudo :)
Aparentemente faltam tres freguesias neste livro que Francisco Santana recolhe e indexa a partir de um original da Torre do Tombo, que data de 1770.
O texto introdutório parece querer indicar que não constavam do original.
Apontai o vosso navegador para http://lisboa.betatechnologies.info/freg e mirai a lista de imagens.
Para vossa conveniência, aqui segue a lista de uma forma melhor legendada:
Anjos, Santa Catarina, São Cristóvão, Conceição, Encarnação, Lapa, São Lourenço, Madalena, Santa Joana (Zona onde hoje é o Marquês), São Martinho, Mercês, São Nicolau, Pena, Mãe dos Homens e Vale Pereiro (Zona onde hoje é o Rato), Sacramento, Santo André, Santiago, Santos, Santa Cruz do Castelo, Sé, Santa Engrácia, Santo Estêvão, Santa Isabel, Senhor Jesus da Boa Morte (Hoje Santo Condestável/Prazeres/Campo de Ourique), São João da Praça, São Jorge, São José, São Julião, Santa Marinha, São Martinho, São Miguel, São Julião, Socorro, São Paulo, São Pedro (Alcântara), São Tomé, São Vicente.
2 comentários:
Olá Sr. José, ainda bem que gostou do nosso trabalho, queira por favor consultar a seguinte pagina, visto que os mapas aqui referidos foram entretanto actualizados.
http://diasquevoam.blogspot.com/2008/08/mapas-actualizados.html
Meu caro Jorge Lima,
Obrigado pelas referências, que verei com atenção.
Enviar um comentário