segunda-feira, junho 04, 2007

Divulgação

SESSÃO DE ENCERRAMENTO : 5 JUN 2007 - 18H
"Povo, Massas, Públicos": definições e debates.
com Salwa El-Shawan Castelo-Branco e António Pedro Pita
O II Seminário de Investigação "Cultura de Massas em Portugal no Século XX" chega ao fim na próxima terça-feira, dia 5 de Junho, com uma sessão especial de encerramento que terá lugar no Anfiteatro 1 da Torre 1 da FCSH/UNL (1º piso, junto à biblioteca), às 18h.
Nesta sessão, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (FCSH/UNL) e António Pedro Pita (CEIS20/FLUC) irão reflectir sobre alguns dos conceitos e das questões chave que foram discutidos ao longo do ano no seminário.
Ainda serão os conceitos de "cultura de massas" e "indústrias culturais" operativos e explicativos? Quando é que o "povo" se tornou um "público", e quando é que este passou a ser percepcionado como "massas"? A partir de quando, e porquê, é possível falar de "indústrias culturais" e de "cultura de massas" em Portugal? As "indústrias culturais" dirigem-se a indivíduos, a públicos, ou a consumidores? Poderão os públicos negociar a recepção dos produtos das "indústrias culturais", ou estarão eles limitados a ver os seus gostos, desejos e prazeres serem inteiramente determinados por aquelas? Serão os "públicos" e a própria "cultura de massas" a verdadeira ideologia das "indústrias culturais", como sugeria Adorno?
Salwa El-Shawan Castelo-Branco foi professora e fundadora do Mestrado em Etnomusicologia Urbana na New York University (1979-2001). É professora catedrática no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) desde 1982, tendo sido coordenadora do Departamento de 1984 a 1988 e de 1995 a 1997. É fundadora e directora do Instituto de Etnomusicologia(FCSH-UNL) desde 1995 e presidente da Associação Portuguesa de Musicologia desde 1996. Foi Vice-Presidente do Conselho Internacional de Música Tradicional (UNESCO) de 1997 a 2001 e membro da Comissão Directiva do mesmo organismo internacional de 1984 a 2001.
António Pedro Pita, doutorado em Filosofia Contemporânea, é Professor Associado do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, director da Sala de Estudos Cinematográficos e docente da Licenciatura de Estudos Artísticos. É investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX no âmbito do qual coordena o grupo de investigação "Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais". Faz ainda parte do Conselho Científico do Instituto de Estudos Ibéricos e é actualmente o responsável pela Delegação Regional de Cultura do Centro.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue