quarta-feira, junho 06, 2007

33

Ontem fiz anos. 33. É uma data como as outras e a referência que lhe faço prende-se com a relevância que, pela blogosfera fora, estes dias tem tido algumas datas em volta destes dias (4 a 6 de Junho).
Pois parece que foi a 4 de Junho de 1989 que aconteceu Tiananmem (aqui e aqui). Parece que Roma foi libertada do jugo nazi, em 1944 (aqui, aqui e aqui). Nesse mesmo dia, Parece que foi a 5 de Junho de 1967 que Israel começou a guerra dos 6 dias (aqui, aqui e aqui). E parece que foi a 6 de Junho que se deu o desembarque na Normandia, no dia D (aqui, aqui e aqui).
Mas não são nenhuma destas datas que costumo usar como referência, colando-a ao meu aniversário. Tenho outras datas, também de referência histórica. Foi no dia 5 de Junho, de 1968, que o Robert Keneddy foi mortalmente baleado, em Los Angeles, em plena campanha de primárias presidenciais. Foi a 5 de Junho, de 1944, que pela noite saíam os primeiros aviões, com tropas pára-quedistas, de Inglaterra para França. Era o inicio da operação Overlord, que culminaria no desembarque na Normandia, já em pleno dia 6.

Destas datas uma característica comum: em todas elas se lutava pela Liberdade. Pela liberdade do totalitarismo (Dia D, libertação de Roma), pela liberdade de existir (Israel), pela Liberdade de expressão (Tiananmem), pela Liberdade de poder sonhar por um mundo melhor (Robert Kennedy). Enfim, as datas valem que valem. São apenas oportunidades de recordação e memória.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue