sexta-feira, novembro 12, 2010

Duas maneiras de dar um título à mesma notícia

De um lado temos a notícia pequena: "Portugal cresce 0,4% no terceiro trimestre".

Do outro a notícia grande: "Economia portuguesa cresce 1,5% no terceiro trimestre".

Depois a notícia começa da mesma maneira:"O PIB português cresceu 1,5 por cento no terceiro trimestre de 2010, quando comparado com igual período do ano anterior. Face ao trimestre anterior, o aumento foi de 0,4 por cento".

Mas a perspectiva do órgão de comunicação social que dá a notícia em relação ao governo é diferente. De um lado (na notícia pequena) ficamos com a clara sensação, principalmente se não lermos o corpo da notícia, que a economia entrou em clara desacelaração. Do outro (na notícia grande) ficamos com a ideia de que a economia manteve o rumo do restante ano.

Assim sendo, e uma vez que ambas as notícias, no seu corpo, são identicas, qual o órgão de comunicação social que está correcto? E qual seria a forma de dar um título completamente isento? Seria possível?

2 comentários:

Boavida disse...

Por acaso esta nem é das mais gritantes, visto que ambos os titulos estão realmente correctos.
Outras noticias, outros titulos e outras 'enfases' serão bastante mais gravosas que estas, roçando mesmo a mentira descarada.

Unknown disse...

Eu sei, João. Por isso peguei neste exemplo. Assim não se entra em discussões ideológicas e fala-se somente do que está publicado.

Pesquisar neste blogue