segunda-feira, março 10, 2008

Divulgação / Convite


No âmbito dos encontros regulares realizados em parceria com o Instituto Franco-Portuguêsdestinados a promover o debate sobre artigos do Le Monde diplomatique comuns à edição original francesa e à edição portuguesa,este mês propomos a discussão em torno da reportagem de Philippe Rekacewicz «Refugiados no Sul, barreiras no Norte»
da edição de Março. Poderá ler um excerto desta reportagem no sítio Internet do jornal.
Sobre o mesmo tema, poderá também ler o artigo inédito da autoria de Jean Ziegler, «Os refugiados da fome».
A gravíssima situação com que se confrontam as populações de muitos países em vias de desenvolvimento gerou, ao longo dos últimos anos, deslocações em massa de refugiados. Em função das barreiras que são colocadas pelo Norte desenvolvido, a concentração de refugiados dá-se sobretudo nos países do Sul, o que cria um cenário de extrema precariedade que dificulta a resposta humanitária.
O debate contará com a presença da jornalista Diana Andringa, de Fernando Nobre, presidente da Assistência Médica Internacionale de Mónica Ferro, da Associação Portuguesa das Nações Unidas, e terá lugar na zona do bardo Instituto Franco-Português no dia 12 de Março, quarta-feira, a partir das 21h30.
A entrada é livre. Participe!
Clique aqui para ver o mapa com a localização doInstituto Franco-Português (Av. Luís Bivar, n.º 91, em Lisboa - junto ao Saldanha).

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue