quinta-feira, agosto 09, 2007

Reprodução



Francisco Almeida Leite in Corta-Fitas.

António Costa escolheu para vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa o simpático Marcos Perestrello. Escolhido para super-vereador (durante a campanha foi anunciado que teria a pasta do Ambiente, só que esta acabou por ser negociada com Sá Fernandes) este licenciado em Direito nunca exerceu advocacia por ter andado sempre nos gabinetes ministeriais de Guterres, tendo depois passado para o Parlamento, onde não se lhe conhece uma intervenção digna de registo, sob o consulado de Sócrates.
Para além de ser o primeiro "costista", o secretário-nacional do PS para a organização, vulgo o aparelho, dá um salto de gigante dos gabinetes e da última fila na Assembleia da República, onde repetidamente se sentava, para a ribalta política como número dois da maior câmara do País.
Como disse, e repito, acho que Marcos Perestrello é simpatiquíssimo. É fino no trato, bem educado, coisa rara entre os políticos da praça de hoje em dia, e repetem-me à exaustão que é inteligente e um valor socialista a acompanhar. Tem só 36 anos, também não acho que a idade possa ser apontada como factor de risco nesta indigitação.
É do lado de António Costa que vem o problema. O presidente da CML foi eleito com a tal "equipa" pluridisciplinar, onde pontificavam o arquitecto com mais obras assinadas na capital (Manuel Salgado), uma senhora autarca repescada às hostes de Manuel Alegre (Ana Sara Brito) e não é que quem é o número dois é o jovem Perestrello?
Será que António Costa prefere não se entregar totalmente a quem é mais experiente e jogar pelo seguro, com uma pessoa que sempre dependeu de si política e profissionalmente? Ou terá deixado metade do seu exército no Governo e no PS, para quando for preciso dar o golpe na guerra da sucessão a Sócrates, lá para 2013?
É bom lembrar que nos últimos anos o lugar de "vice" da CML deu quase sempre para uma entrada directa no hall of fame da política lusa: João Soares foi vice de Sampaio e chegou lá; Carmona foi vice de Santana e, mal ou bem, também chegou lá. Atenção à navegação de Perestrello, portanto.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue