terça-feira, agosto 07, 2007

Pelouros na CML. O super-vereador

O vereador da Câmara de Lisboa Marcos Perestrello vai assumir a vice-presidência da autarquia e os pelouros da Higiene Urbana e Espaço Público, Desporto, Obras Municipais e Mercados, revelou à Lusa o gabinete da presidência.
De acordo com a distribuição de pelouros, o presidente da Câmara, António Costa (PS), passa a deter os pelouros da Segurança e Actividades Económicas, conforme anunciou durante a campanha eleitoral, e Marcos Perestrello, eleito em quarto lugar na lista socialista, aparece como um «super-vereador».
Sob dependência de Marcos Perestrello ficará a EMEL (Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa) e a EMARLIS (Empresa Pública Municipal de Águas Residuais de Lisboa), a ligação entre a Câmara e as juntas de freguesia, a ligação à SIMTEJO, à VALORSUL e ao MARL (Mercado Abastecedor da Região de Lisboa).
O vereador fica com a tutela do Departamento de Segurança Rodoviária e Tráfego, Direcção Municipal de Ambiente Urbano, com excepção do departamento de Ambiente e Espaços Verdes, Direcção Municipal de Projectos e Obras, Departamento de Abastecimentos, Departamento de Desporto Social da Direcção Municipal de Acção Social, Educação e Desporto.
O presidente, António Costa, terá sob a sua dependência a Polícia Municipal e o Regimento de Sapadores Bombeiros, Direcção Municipal de Segurança e Tráfego, com excepção do Departamento de Tráfego, o Turismo de Lisboa e a LISPOLIS (Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa).
São igualmente da tutela de António Costa, o Gabinete de Auditoria Interna, Departamento de Apoio à Presidência, o Departamento de Apoio aos Órgãos do Município, Direcção Municipal de Actividades Económicas, com excepção do Departamento de Abastecimentos.
O vereador Manuel Salgado acumula com o Urbanismo, que já tinha sido anunciado ficar sob a sua tutela, Planeamento Estratégico, a EPUL (Empresa Pública de Urbanização de Lisboa) e as Sociedades de Reabilitação Urbana (SRU).
Eleito em segundo lugar na lista do PS, Salgado ficará com a Direcção Municipal de Planeamento Urbano, Direcção Municipal de Gestão Urbanística, Direcção de Conservação e Reabilitação Urbana e Departamento de Planeamento Estratégico.
O vereador Cardoso da Silva, o detentor anunciado do pelouro das Finanças, ficará igualmente responsável pelos pelouros do Património e Recursos Humanos e a tutela das finanças de todas as empresas municipais e participadas.
São da sua competência as direcções municipais dos Serviços Centrais, Recursos Humanos, Finanças, o Departamento do Património Imobiliário e a AMBELIS.
O pelouro da Cultura ficará com a vereadora Rosália Vargas, que também é responsável pela Educação e Juventude.
A Empresa de Gestão e Equipamentos Culturais (EGAC), a Orquestra Metropolitana de Lisboa e as direcções municipais da Educação e Cultura ficam igualmente com Rosália Vargas.
A vereadora Ana Sara Brito ficará responsável pela Habitação e Acção Social, a empresa que gere os bairros municipais, GEBALIS, a Direcção Municipal de Habitação, o Departamento de Acção Social da Direcção Municipal de Acção Social e desporto.
Ana Sara Brito, antiga deputada municipal, ficará ainda encarregue da ligação entre a Câmara e a Assembleia Municipal.
O vereador do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, com quem o PS estabeleceu um acordo pós-eleitoral, terá a tutela dos Espaços Verdes e Plano Verde.
Sá Fernandes fica com o Departamento de Ambiente e Espaços Verdes e assuntos relativos ao Plano Verde e com a Agência Municipal de Energia e Ambiente, Lisboa E-Nova.

Via TSF

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue